Leão I foi uma das figuras mais marcantes da história da Igreja Católica. O seu pontificado decorreu entre 29 de setembro de 440 e 10 de novembro de 461, num período de grandes desafios políticos e religiosos para o mundo cristão e, por isso, ficou para sempre conhecido como Papa Leão I, o Grande.
O escritor moçambicano Mia Couto vai ser homenageado na edição deste ano do Bibliotecando em Tomar, que decorrerá a 16 e 17 de maio na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, naquele concelho do distrito de Santarém.
Moçambique vai acolher, de 06 a 10 de junho, o segundo congresso dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, dando ênfase à relação do poeta português com o oceano Índico e o território moçambicano, foi hoje anunciado.
O “Eutanasiador”, de Paula Guimarães, encenado por Diogo Infante, estreia-se na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa, oferecendo um espetáculo sobre um ‘serial killer’ e suas vítimas, que levanta questões como o direito a escolher morrer.
O tipo de vida social e as amizades influenciam a saúde, uma premissa que também é válida para os gorilas selvagens da montanha, segundo um novo estudo com dados de 164 espécimes ao longo de mais de 20 anos.
A "Deposição", do pintor italiano Caravaggio, está exposta no Pavilhão do Vaticano por vontade do Papa Francisco, que apoiou a presença da obra na Expo 2025 Osaka, a qual tem atraído multidões, conta à Lusa o padre Nuno Lima.
Um novo livro da personagem Grufalão, da escritora Julia Donaldson e do ilustrador Axel Scheffler, vai ser publicado em setembro de 2026, com edição em Portugal prevista pela Jacarandá, confirmou hoje a editora à Lusa.
A exposição “Water World. Passado Submerso”, a inaugurar na próxima quarta-feira, em Lisboa, mostra o que tem sido a investigação da arqueologia subaquática em Portugal Continental, nos últimos 15 anos, disse à Lusa o diretor do CNANS.
A História recorda os grandes feitos da humanidade, mantendo no anonimato as pessoas que os tornam possíveis. "Entre Dois Mares", de Cristina Henríquez, explora as vidas interligadas de três personagens inspiradoras que se entregaram à construção do milagre de engenharia que mudou o mundo no século
O romance "James", de Percival Everett, que recentra a narrativa de "As aventuras de Huckleberry Finn" no escravo Jim, companheiro de Huck, é o vencedor do Prémio Pulitzer de ficção, anunciado em Nova Iorque na noite de segunda-feira.
O artista do Porto Rico Bad Bunny vai estar em Portugal no próximo ano (26 de maio de 2026), no Estádio da Luz, em Lisboa. Os bilhetes estarão disponíveis em pré-venda na próxima quinta-feira, 8 de maio.
A exposição de fotografias e do arquivo de Eduardo Gageiro intitulada "Pela lente da Liberdade" está patente até 13 de setembro na Galeria Municipal de Torres Vedras, sendo a primeira depois da aquisição do acervo do fotógrafo pelo município.
A correspondência íntima de um jornalista do Manchester Guardian e a esposa são a base de uma peça de teatro que marca o 80.º aniversário do Dia da Vitória na Europa (VE Day).
Antonino Quinci, o traficante que naufragou em Rabo de Peixe, em 2001, com 700 quilos de cocaína, é o protagonista de "Rabo de Peixe - Toda a Verdade". Durante a investigação para o livro, o autor Rúben Pacheco Correia entrevistou Quinci numa prisão no Brasil. É nesta conversa que ficamos a saber po
No Dia da Mãe, não podíamos deixar de falar das mulheres que têm marcado Hollywood. Seja no cinema ou na televisão, a Mãe é sempre um elemento vital para qualquer enredo e esta semana a newsletter está repleta das matriarcas da indústria.
Há pessoas que conseguem encher arenas só com a voz, mesmo se estiverem vazias. Não foi o caso do Meo Arena, mas é o caso da voz de Wesley Schultz. Os The Lumineers trouxeram boa música, alegria e uma energia contagiante a Lisboa, numa noite que ficou automaticamente marcada na memória de todos os q
Porto, 03 mai 2025 (Lusa) -- A Fundação de Serralves anunciou que, a partir deste domingo, os residentes em Portugal terão entrada gratuita durante todo o dia nos primeiros domingos de cada mês, alargando o regime anterior, que só acontecia de manhã.
Será que as pessoas cegas choram, sonham ou não vêm mesmo nada? Perguntas de crianças que inspiraram Joana Gomes a criar um espetáculo para mostrar que "a cegueira não é complicada" e que independentemente da deficiência há vida.
Mais de meio século depois, pessoas de todo o mundo ainda dançam e cantam ao som das músicas dos ABBA. Após reunir com os quatro membros do grupo para um artigo em 2013 – quando a banda não era entrevistada há mais de trinta anos -, Jan Gradvall obteve acesso exclusivo ao grupo durante a década segu
Atletas amadores pelo mundo têm participado cada vez mais nas grandes maratonas nas capitais europeias, desde influenciadores das redes sociais, a músicos famosos da cultura pop, e até a grupos de amigos que procuram um novo hobby. De acordo com o The Guardian, inscreveram-se 840 000 pessoas na Mara
O Livre alertou hoje para “o esvaziamento cultural" do centro de Lisboa, lamentando a saída da Academia de Amadores de Música do edifício da Rua Nova do Trindade, ao Chiado.