Discutir a Ucrânia sem a Ucrânia?
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia continua a preocupar e é tema de conversações entre vários países. No dia de hoje, foram duas as reuniões sobre o tema — e amanhã há novo encontro em França.
União Europeia e NATO
Dirigentes da União Europeia (UE) e da NATO reuniram-se esta terça-feira em Paris na tentativa de mostrar uma frente unida perante a mudança na política dos Estados Unidos em relação à guerra na Ucrânia, mas o eventual envio de tropas de paz gerou discordâncias.
O medo é um: os líderes europeus temem que Trump feche um acordo com a Rússia em negociações que excluam a Ucrânia e a UE.
Perante essa hipótese, o anfitrião do encontro, o presidente francês Emmanuel Macron, garantiu que a Europa deseja "uma paz sólida e duradoura na Ucrânia. Para isso, a Rússia deve cessar a agressão e isso deve vir acompanhado de garantias de segurança fortes e críveis para os ucranianos".
Mas as conversas não ficam por aqui. França convocou para quarta-feira uma segunda reunião para discutir a Ucrânia e a segurança europeia.
Assim, os países convidados por Macron, para participar na reunião de quarta-feira são, além do Canadá, aliado da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental): Noruega, as três repúblicas bálticas (Lituânia, Letónia e Estónia), República Checa, Grécia, Finlândia, Roménia, Suécia e Bélgica, segundo duas fontes diplomáticas.
Alguns dos países poderão participar por videoconferência, indicaram os diplomatas. Ao que tudo indica, Portugal ficará novamente fora destas conversações.
Rússia e EUA
Também hoje, altos funcionários de Washington e Moscovo, liderados pelos respetivos chefes da diplomacia, iniciaram, em Riade, conversações para reavivar relações afetadas pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e para preparar uma possível cimeira entre Donald Trump e Vladimir Putin.
Trata-se da primeira reunião russo-americana a este nível e neste formato desde o início do conflito.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou hoje esta reunião russo-americana que decorreu na Arábia Saudita, caracterizando-a como conversações sobre a invasão russa da Ucrânia “sem a Ucrânia”.
“As negociações estão agora a decorrer entre representantes russos e norte-americanos. Mais uma vez, sobre a Ucrânia e sem a Ucrânia”, condenou o líder ucraniano durante a sua deslocação à Turquia.
A Turquia, membro da NATO, acolheu por duas vezes as conversações entre Moscovo e Kiev em 2022.
Zelensky deslocou-se hoje a Ancara para um encontro com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, de quem espera obter apoio.
Em declarações à imprensa a partir de Ancara, Zelensky apelou ainda a conversações “justas” sobre a guerra na Ucrânia, incluindo a União Europeia, o Reino Unido e a Turquia.
“A Ucrânia, a Europa no sentido mais lato - que inclui a União Europeia, a Turquia e o Reino Unido - devem participar nas discussões e na elaboração das garantias de segurança necessárias com os Estados Unidos da América relativamente ao destino da nossa parte do mundo”, defendeu.
*Com agências
- 19:28
- Centenas de pessoas juntaram-se hoje no Largo de Camões, em Lisboa, numa manifestação a apelar para um cessar-fogo permanente em Gaza e paz no Médio Oriente e para exigir ao Governo português o reconhecimento do Estado da Palestina.
-
- 18:44
-
"Quadro complexo". Papa Francisco tem pneumonia bilateral
O Vaticano divulgou um novo boletim médico a propósito da saúde do Papa Francisco na tarde desta terça-feira.
-
- 18:06
-
Rock in Rio gerou 120 milhões de euros na economia em 2024 e regressa ao Parque Tejo em junho de 2026
O Rock in Rio Lisboa regressa ao Parque Tejo em 20, 21, 27 e 28 junho de 2026 para a 11.ª edição, com melhorias no recinto e um reforço nos acessos, anunciou hoje a organização do festival.
-
- 16:54
-
Miguel Arruda suspeito de oito crimes de furto. Levantamento da imunidade a ser preparado
O parlamento vai decidir na quarta-feira o levantamento da imunidade parlamentar do agora deputado não inscrito.
-
- 16:24
-
Quem desenha melhor no Palácio de Kensington? Kate Middleton e os três filhos fazem retratos
Os desenhos surgiram numa publicação nas redes sociais esta segunda-feira.
-
- 16:02
-
Podem surgir mais réplicas do sismo no Seixal? Sim, e por isso é preciso saber o que fazer
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou hoje duas réplicas do sismo ocorrido na segunda-feira com epicentro próximo do Seixal, prevendo que se possam registar mais.
-
- 15:54
-
A geração Z está a matar as letras maiúsculas?
Mais do que uma questão de estilo, um "marcador cultural": muitos jovens deixaram de escrever com letras maiúsculas.
-
- 15:19
-
Objetos deixados no Dragão em homenagem a Pinto da Costa vão ser recolhidos. FCP vai criar memorial permanente
Os cachecóis, camisolas e outros objetos deixados por adeptos junto ao Estádio do Dragão, no Porto, vão ser recolhidos na quinta-feira.
-
- 15:01
-
Turistas sobem ao Monte Etna para ver erupção e bloqueiam acessos
Milhares de turistas aglomeraram-se no Monte Etna, em Itália, para assistir às erupções do vulcão, mas algumas pessoas estão a bloquear acessos e a impedir que os serviços de resgate cheguem até àqueles que precisam de assistência.
-
- 14:31
-
Israel confirma que Hamas vai entregar quatro corpos na quinta-feira e seis reféns no sábado
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou esta terça-feira que quatro cadáveres de reféns retidos na Faixa de Gaza desde 7 de outubro de 2023 serão entregues na quinta-feira a Israel e que seis reféns serão libertados no sábado, como tinha anunciado o Hamas.
-
- 14:29
-
Afinal, Musk lidera ou não o DOGE?
O bilionário Elon Musk não lidera oficialmente o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos (DOGE), mas trabalha como conselheiro do presidente Donald Trump, disse um funcionário da Casa Branca ao tribunal.
-
- 13:08
-
Chega avança com moção de censura
Chega apresenta moção de censura por "suspeitas de incompatibilidades" de Montenegro.
-
- 12:30
-
Vítimas de cirurgião pedófilo francês culpam sistema: "Sabiam e ninguém fez nada"
Um cirurgião francês que será julgado por violar e agredir sexualmente quase 300 pacientes, a maioria crianças, exerceu ao longo de décadas até se reformar, apesar de uma condenação por pornografia infantil e dos alertas dos seus colegas, revela uma investigação da AFP.
-
- 11:50
-
"A Qualquer Momento". E se soubesse como e quando vai morrer?
Neste romance que explora os limites do livre-arbítrio e a força do destino, Liane Moriarty – uma Jane Austen dos tempos modernos – disseca as convenções sociais numa trama profundamente existencial e repleta de mistério. Tudo começa durante uma viagem de avião. O voo é tranquilo, apesar do atraso.
-
- 09:41
-
O uivo dos Lobos. Portugal sobe uma posição no ranking mundial de râguebi
Portugal subiu uma posição no ranking mundial de râguebi e ocupa agora o 15.º lugar, após a vitória na Roménia (34-6), na terceira jornada do Rugby Europe Championship 2025 (REC25), informou a World Rugby.
-
- 09:29
-
Criptogate. O que se passa na Argentina? Porque é que as criptomoedas estão a pôr Milei em risco
Milei está no olho do furacão desde que anunciou na rede social X um projeto para financiar empresas locais, incluindo um link para a compra de uma criptomoeda lançada no mesmo dia. Logo depois, apagou a mensagem, desligando-se da iniciativa. Nesse intervalo, a moeda aumentou exponencialmente de val
-
- 09:01
-
Maya Gabeira: “Lutar contra as desigualdades, vencer o estigma, o machismo, foi mais difícil do que me machucar na onda”
Surfista de ondas grandes “reforma-se” após 20 anos a enfrentar a morte. A Nazaré é, para a brasileira, um lugar especial. Bateu o recorde mundial de maior onda surfada por uma mulher, travou uma luta contra as desigualdades e o estigma, e quase perdeu a vida. A maior dor resultou da batalha pelo re
-
- 08:26
-
O que é o WormGPT, o “irmão maléfico” do ChatGPT?
Desenvolvido por um jovem português e vendido na dark web, o WormGPT é um chatbot que foi usado para fraudes, phishing e criação de malware. O problema é que não é o único modelo deste tipo em circulação.
-
- 07:52
-
Nomeações na Saúde. Qual é a novidade?
Voltam o disco e a música é a mesma: “nomeações partidárias”, “jobs for the boys (and girls)”, “tachos”.
-
- 07:19
-
Fernando Rosas: Os grupos de extrema-direita transformaram-se em partidos dispostos a participar no jogo parlamentar
Professor catedrático de História da Universidade Nova, Fernando Rosas tornou-se uma figura conhecida nacionalmente como um dos fundadores e dirigente do Bloco de Esquerda, em 1999. Deputado e candidato à Presidência da República, retirou-se da política em 2010 para se dedicar ao ensaio político, te
-