O projeto de teses hoje aprovado na reunião do Comité Central do PCP defende a existência de um aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e a recuperação da soberania monetária de Portugal, com a saída do euro.
A coordenadora do BE voltou hoje a defender o fim do sigilo bancário para combater a fraude e a evasão fiscal, ressalvando que a lei do governo de acesso às contas bancárias não foi debatida com o seu partido.
O secretário-geral do PS defendeu hoje, em nome da justiça fiscal, a constitucionalidade de um maior acesso estatal à informação sobre contas bancárias de elevado valor e a redução do peso da tributação dos rendimentos do trabalho.
Em Coimbra, no evento que marca a 'reentrée' política dos socialistas, o ministro das Finanças considerou uma "deturpação" a tese de que a reposição dos rendimentos das famílias se destine ao consumo, contrapondo que essa política é um "imperativo" como fator de sustentabilidade de recuperação econó
Na conferência que marca a"rentrée" política do PS, a dirigente do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua desafiou os socialistas a refletir, e a definir, até que ponto está disposto a chegar para se assumir como uma alternativa global ao sistema capitalista.
Os portugueses perderam entre 2009 e 2014 em média 116 euros mensais, uma quebra que afetou especialmente os mais pobres, com quase um terço dos trabalhadores por conta de outrem a ganhar menos de 700 euros mensais.
A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) manteve hoje o 'rating' atribuído a Portugal em 'BB+', ou 'lixo', com perspetiva estável, mostrando-se preocupada com o abrandamento da recuperação económica e dos "desafios prolongados" na banca.
Portugal vai na quarta-feira ao mercado para arrecadar até 1.750 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro, a seis e 12 meses, segundo a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).
O Governo da República, através da Turismo de Portugal, assinou hoje um protocolo de financiamento de três milhões de euros com a Câmara do Funchal para apoiar a recuperação de infraestruturas afetadas pelos incêndios ocorridos na cidade em agosto.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje que um défice orçamental abaixo dos 3% no final deste ano, “o que é reconhecido por toda a gente”, é uma das "melhores mensagens" de estabilidade.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje que o Governo está a analisar a meta de crescimento, referindo que existem dados "muito positivos" para o terceiro trimestre deste ano.
O novo Jornal Económico (ex-semanário Oje) sairá sexta-feira nas bancas, com uma nova linha editorial e uma equipa reforçada com duas dezenas de jornalistas que prometem “informação económica com qualidade, rigor e isenção”.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, disse hoje que pensar em função de um eventual resgate é a "pior maneira de encarar a política económica", considerando que "ninguém o quer" para o país.
A recolha e separação de lixo na freguesia de Campolide, em Lisboa, vai começar hoje a ser recompensada, através do projeto "Pago em Lixo", que transforma os resíduos urbanos em moeda de troca para compras no comércio tradicional.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, alertou hoje que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) será "sempre uma ameaça para a política orçamental" enquanto fizer empréstimos "de conveniência", sem "racionalidade financeira".
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, criticou hoje que o Governo altere impostos de “seis em seis meses”, considerando que essa postura tira a confiança aos investidores, e pediu estabilidade fiscal.
O secretário de Estado da Indústria disse hoje que as candidaturas ao cofinanciamento de empresas, através das linhas de capital de risco e "business angels", tiveram uma procura superior em duas vezes a oferta.
A conferência de presidentes do Parlamento Europeu (PE) decidiu hoje convidar a Comissão Europeia para uma audição no âmbito do "diálogo estruturado" sobre a possível suspensão de fundos a Portugal, disse fonte parlamentar europeia à Lusa.
O antigo ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou hoje que "a dose de incerteza" quanto à condução das políticas em Portugal dificulta o relançamento do crescimento e do investimento.
O PSD considerou hoje que o caminho de aumento de impostos "é errado" por princípio e reservou uma posição sobre medidas em concreto para quando for conhecido o Orçamento do Estado para 2017.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, acusou hoje o Governo de fazer um "grande assalto fiscal" através de vários impostos, como o novo que, que apontou, irá tributar duplamente o património imobiliário já taxado pelo IMI.
O PS defendeu hoje que o novo imposto sobre riqueza patrimonial de valor elevado visa aumentar a progressividade fiscal e substituir o atual imposto de selo aplicado a imóveis com avaliação superior a um milhão de euros.
O investimento público em educação aumentou 33% em Portugal entre 2008 e 2013, de acordo com um relatório da OCDE, que indica também que entre 2010 e 2014 os salários dos professores do ensino básico baixaram 30%.
O presidente da Associação Nacional de Proprietários (ANP), António Frias Marques, manifestou-se hoje contra a criação de um novo imposto sobre o património imobiliário acima dos 500 mil euros, considerando-o "um garrote fiscal".