Dois ou vinte euros? A discussão sobre as taxas que podem vir a ser aplicadas a encomendas da Shein e Temu
A União Europeia planeia implementar um imposto universal de dois euros sobre cada pacote pequeno e de baixo valor que entra no bloco, principalmente vindo da China.
Quem vai pagar esta taxa?
O comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, disse ao Parlamento Europeu que as plataformas de comércio eletrónico serão responsáveis pelo pagamento dessa taxa.
Qual o objetivo?
A medida visa ajudar a cobrir os custos crescentes de gestão da montanha de pacotes que entram no bloco todos os dias.
Sefcovic observou que, em 2024, 4,6 mil milhões de encomendas entraram na UE - uma inundação que representa 145 remessas que chegam a cada segundo.
Estimativas sugerem que cerca de 90% destes pacotes são originários da China, enviados por plataformas de comércio eletrónico como a Shein ou a Temu.
A avalanche diária de pacotes "representa um desafio completamente novo para o controlo e a segurança, para garantir que os padrões dos produtos sejam devidamente verificados", disse o comissário.
Também representa um "enorme fardo para o trabalho dos funcionários da alfândega, portanto eu não consideraria a tarifa um imposto, mas simplesmente uma taxa para compensar o custo".
Que empresas podem ser afetadas?
A medida pode afetar plataformas como a Shein e a Temu, entre outras.
Como é que esta taxa está a ser vista em Portugal?
Segundo o Diário de Notícias, associações de têxtil e vestuário em Portugal alertam que a taxa de dois euros "é um valor ridiculamente baixo" e "um escândalo".
Por isso, exigem uma resposta rápida de Bruxelas para um comércio que consideram estar descontrolado — e pedem ainda que a taxa seja de vinte euros.
A atenção a estas empresas surgiu só agora?
Não. No início do ano, a Comissão Europeia tinha já anunciado que ia apertar o controlo de produtos online nestas plataformas, principalmente devido a questões de segurança de alguns produtos.
Além disso, começou também a ser discutido o fim da isenção de certos processos alfandegários para encomendas de menos de 150 euros — que permitem que empresas estrangeiras consigam vender os produtos sem pagar impostos.
Tanto a Shein como a Temu já foram contactadas pela Comissão Europeia para provar que estão a adotar medidas para atenuar riscos relacionados com a proteção dos consumidores e a saúde pública, como removendo produtos ilegais.
E as taxas dos EUA?
As duas gigantes do retalho também foram visadas pelos EUA. O Governo dos Estados Unidos eliminou a 7 de maio a isenção de direitos aduaneiros sobre pequenas encomendas da China.
A decisão vem no seguimento de uma ordem executiva assinada pelo presidente norte-americano Donald Trump, em 2 de abril, que põe fim à isenção para encomendas no valor máximo de 800 dólares (707 euros).
As encomendas passam a estar sujeitas a uma tarifa de 30% do seu valor ou de 25 dólares (22 euros) por item, aumentando para 50 dólares (44 euros) por item a partir de 1 de junho.
Os Estados Unidos receberam mais de 1,3 mil milhões de encomendas deste género em 2024, de acordo com dados oficiais, um aumento aumento drástico em relação aos 139 milhões processados apenas uma década antes, em 2015.
A Casa Branca disse no início de abril que, em média, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos processa mais de quatro milhões destas encomendas por dia.
*Com agências
- 17:54
- A Polícia Judiciária deteve hoje Mário Machado, que deverá cumprir uma pena de dois anos e 10 meses de prisão efetiva, pelos crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência.
-
- 17:30
-
Itália declara inconstitucional não reconhecer mães do mesmo género após fertilização in vitro
O Supremo Tribunal de Itália decidiu esta quinta-feira que é inconstitucional não reconhecer legalmente as mães não biológicas nas certidões de nascimento de crianças nascidas de casais do mesmo género através de fertilização in vitro (FIV).
-
- 15:41
-
Ex-motorista de Cabrita diz que desconhece velocidade do carro no atropelamento mortal na A6
O ex-motorista do antigo ministro Eduardo Cabrita alegou hoje que desconhece a velocidade a que conduzia o veículo, aquando do atropelamento mortal de um trabalhador na A6, e que se apercebeu das obras momentos antes do embate.
-
- 15:08
-
Sala Oval, o novo teste para os líderes mundiais
Ser convidado para a Sala Oval costumava ser uma grande honra para os líderes mundiais, mas, com Donald Trump, a mítica sala da Casa Branca tornou-se num cenário de emboscadas políticas brutais.
-
- 14:47
-
EUA. Vários mortos no acidente de aeronave na Califórnia
Em San Diego, nos Estados Unidos, uma aeronave despenhou-se em cima de casas e carros, provocando vários mortos. A notícia foi avançada pelo jornal local 7 San Diego.
-
- 14:08
-
Com Ucrânia e Colômbia Vaticano pode voltar à primeira linha da diplomacia
A oferta do Papa Leão XIV como mediador pode devolver ao Vaticano à primeira linha da diplomacia, começando pela guerra da Ucrânia e o conflito entre o governo colombiano e a guerrilha do ELN, duas possibilidades levantadas.
-
- 13:10
-
Autobiografia do Papa Francisco. "Desde a publicação que se revelou um sucesso, mas o falecimento deu um impulso enorme ao interesse"
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, regressa na próxima semana com uma conversa sobre a autobiografia do Papa Francisco, "Esperança". Numa antevisão, o editor Jorge Silva fala deste "projeto inédito e único" que despertou interesses desde a sua publicação e também mais recenteme
-
- 13:03
-
Associação pede compensações para comércio prejudicado pela festa de vitória do Sporting
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) manifestou hoje “profundo desagrado” com o encerramento de estabelecimentos em Lisboa devido aos festejos do campeonato nacional de futebol, e vai pedir compensações para estes comerciantes à Câmara Municipal.
-
- 13:00
-
Reuniões em Belém. Mariana Mortágua diz que a revisão constitucional "ameaça a democracia"
Marcelo Rebelo de Sousa recebe os partidos com representação na Assembleia da República para indigitar o primeiro-ministro.
-
- 11:20
-
Imigrantes passam noite na rua nas filas para os serviços consulares
Centenas de imigrantes aguardam à porta da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, em Lisboa e no Porto, durante horas, chegando a pernoitar. Os serviços abrem às 9 horas e só conseguem atender 30 a 40 pessoas por dia.
-
- 10:37
-
Plantas aumentam produção de néctar quando "ouvem" zumbido das abelhas
Estudo revela que algumas plantas conseguem distinguir o som das abelhas e aumentam a doçura do néctar como estratégia para atrair os melhores polinizadores.
-
- 09:58
-
Documentos raros de Alan Turing estiveram perdidos num sótão. Escaparam à destruição e vão agora ser leiloados
Um conjunto de documentos originais de Alan Turing, considerado o pai da ciência da computação teórica, será leiloado em junho no Reino Unido, depois de ter escapado por pouco à destruição.
-
- 09:12
-
Abusos na Igreja Católica: 130 vítimas contactaram o Grupo VITA, 78 pediram compensação financeira
Em funcionamento há dois anos, o Grupo VITA faz um balanço do acompanhamento das vítimas de abuso sexual por parte de elementos associados à Igreja Católica.
-
- 07:28
-
Cheias em França e na Austrália desalojam centenas de pessoas. São as piores cheias em 40 anos
Cheias recorde na costa leste da Austrália fizeram um morto e deixaram 50 mil pessoas isoladas, disseram hoje as autoridades, numa altura em que se previam mais chuvas fortes na região. O oeste de França está igualmente a ser fustigado por chuvas intensas. Na cidade de Rennes, cerca de 400 pessoas j
-
- 07:23
-
Dois funcionários da embaixada israelita mortos a tiro em Washington. Ministro israelita lamenta ataque antissemita
Um homem e uma mulher, funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos, foram baleados mortalmente na noite de quarta-feira à frente ao Museu Judaico de Washington, informaram as autoridades.
-
- 07:15
-
O estigma pode estar na causa da perturbação do consumo de álcool. "Humanizar dá muito trabalho"
A prevalência da dependência de álcool aumentou de 3%, em 2012, para 4,2% em 2022, segundo a Sociedade Portuguesa de Alcoologia. Associado à dependência, o estigma da saúde mental é uma das principais preocupações e foi sobre isso que o SAPO24 falou com a médica psiquiatra Carolina Cabaços que lembr
-