Fazer de novo
Reformar o sistema político. Esta é a prioridade dos leitores do SAPO24 que participaram no Plenário. Nos últimos dias antes das legislativas, estive a olhar para todos os contributos que chegaram à redação para deles extrair algumas conclusões.
À pergunta “o que faria se fosse primeiro-ministro”, cerca de 30% dos leitores propuseram mudanças no sistema político: alterações legislativas, redução do número de deputados ou freguesias, mudanças nos acessos aos cargos públicos…
Outra das principais preocupações é o combate à corrupção.
Os dados estão todos reunidos numa série de gráficos que ajudam a perceber aquilo em que os participantes desta iniciativa do SAPO24 estão a pensar.
Vale a pena rever o debate que organizámos esta tarde, precisamente a partir das prioridades reveladas por esta análise.
Pessoalmente, tenho algumas coisas que acho interessantes:
- Em Lisboa e no Porto ninguém falou de habitação.
- O combate à interioridade foi mais popular em Setúbal que em qualquer outro distrito.
- A água foi prioridade para várias pessoas.
- 79% dos participantes são homens.
Amanhã temos nova análise — e novo debate: desta vez, sobre o ambiente e o Interior.
Importa ainda olhar para os Açores e para os efeitos do furacão Lorenzo, que afetou o arquipélago na madrugada desta quarta-feira.
Não há vítimas, mas foram registadas 171 ocorrências: 66 no Faial, 28 no Pico, 23 nas Flores, 21 em São Jorge, 20 na Terceira, oito na Graciosa, três no Corvo e duas em São Miguel.
Atenções viradas para o Porto das Lajes, nas Flores: o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou que a destruição “põe em causa aspetos fundamentais como o abastecimento à ilha”.
“A segurança das pessoas foi o principal. O facto de, até este momento em que estou a falar, não haver vítimas a registar, deve-se, em primeiro lugar, à responsabilidade com que cada um dos açorianos encarou este momento de provação”, afirmou Vasco Cordeiro, citado no comunicado.
O presidente do executivo regional, que acompanhou a passagem do furacão na ilha das Flores, ressalvou, contudo, que “há muito trabalho” e que “há danos que se afiguram elevadíssimos”, além de situações de desalojados, nomeadamente nas Flores e no Faial.
Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, vai para o arquipélago em representação do governo da República, para se inteirar dos danos e “preparar resposta efetiva”.
Por agora, é tudo. Eu sou o Pedro Soares Botelho e Hoje o dia foi assim.
- 19:47
- A arruada do CDS-PP, com Assunção Cristas, no Porto viveu hoje momentos de tensão, com protestos de pessoas contra o ex-governo PSD/CDS, empurrões e até uma tentativa de agressão à líder centrista.
-
- 19:45
-
Eleições: Partidos reforçam apelos ao voto a quatro dias das eleições
Os partidos reforçaram hoje os apelos ao voto, a quatro dias das eleições legislativas de domingo, com PS e BE a relativizar as sondagens e PSD a considerar que os eleitores moderados podem ser decisivos.
-
- 15:16
-
EUA pediram informações a Itália para desacreditar investigação de conluio com Rússia
O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, autorizou reuniões entre autoridades norte-americanas e os serviços secretos de Itália, como parte dos esforços do Presidente Donald Trump para desacreditar um inquérito sobre conluio com a Rússia, escreve hoje a Imprensa italiana.
-
- 15:01
-
Furacão Lorenzo. Mar arrastou desde lixo a portas e inundou casas no Faial
Pelo menos uma dezena de famílias, todas na mesma rua, ficaram desalojadas na manhã de hoje, devido a inundações provocadas pela forte ondulação que se registou na ilha do Faial, devido à passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores.
-
- 14:24
-
Edward Snowden 'vem' à Web Summit "esclarecer as coisas"
Edward Snowden é o mais recente nome a juntar-se à lista de oradores convidados para a Web Summit deste ano. O anúncio foi feito pela organização esta quarta-feira. A Web Summit vai realizar-se entre os dias 4 e 7 de novembro em Lisboa.
-
- 14:04
-
Unidade de cuidados paliativos para crianças em Matosinhos ganha 17 novas camas
A unidade de cuidados continuados e paliativos para crianças – Kastelo, em Matosinhos, no distrito do Porto, tem, desde terça-feira, mais 17 camas, 10 de ambulatório e sete de internamento, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.
-
- 13:56
-
Cooperativa sem fins lucrativos garante regularidade da música indie no Porto
A cooperativa de promoção de música indie Mr. November, criada em 2018, no Porto, promoveu, no primeiro ano de atividade, 12 concertos, a que se somam mais quatro agendados até final do ano, uma regularidade que pretende manter em 2019.
-
- 13:35
-
PS remete para Ministério Público e Comissão de Ética caso das assinaturas do PSD
O PS vai reunir documentação sobre o caso da utilização pelo PSD de assinaturas de deputados sem autorização dos próprios e remetê-la para "o Ministério Público, junto do Tribunal Constitucional", e para a Comissão de Ética parlamentar.
-
- 13:11
-
Furacão "Lorenzo". Santa Cruz das Flores com estragos "bastante avultados"
O presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, nos Açores, afirmou hoje que a passagem do furacão “Lorenzo” provocou "danos avultados" em vias, habitações, no património municipal e no porto, tendo sido necessário proceder a três realojamentos.
-
- 13:11
-
Alterações ao Código do Trabalho: não mudou só a duração dos contratos e o período experimental. Saiba o que prevê a nova lei
Entraram ontem, 1 de outubro, em vigor as alterações ao Código do Trabalho recentemente aprovadas pela através da Lei nº 90/2019 e Lei nº 93/2019.
-
- 12:32
-
Tancos: Parlamento marca debate em Comissão Permanente para depois das eleições
A conferência de líderes parlamentares marcou hoje o debate pedido pelo PSD sobre Tancos em Comissão Permanente da Assembleia da República para a próxima quarta-feira, já depois das eleições legislativas de domingo.
-
- 10:33
-
"Lourenzo" provoca 171 ocorrências e deixa 53 pessoas realojadas
O furacão “Lorenzo” provocou mais de 170 ocorrências esta madrugada e manhã nos Açores e obrigou ao realojamento de mais de 50 pessoas, revelou ao início da tarde o Governo Regional.
-
- 08:15
-
Furacão "Lorenzo": Depois do período crítico do vento, Corvo prepara-se para agitação marítima
Depois do período mais crítico em termos de vento, o Corvo prepara-se, ao início da manhã de hoje, para a agitação marítima, referiu o presidente da Câmara, informando que o dispositivo de segurança se mantém ativo até “pelo menos às 09:00”.
-
- 07:50
-
Donald Trump considera que está a ser vítima de um golpe de Estado
O Presidente norte-americano, Donald Trump, considerou, na noite de terça-feira, que o processo de destituição que o ameaça é um golpe de Estado.
-