Mau Tempo no Canal
Faço desde já um duplo mea-culpa: tanto sei que o título que dei a este pequeno texto não se enquadra propriamente com o que vou descrever a seguir, como admito que a obra de onde o retirei, clássico literário de Vitorino Nemésio, ainda não me passou pelos olhos, sendo daqueles livros que tende a ficar na wishlist eternamente.
Contudo, quando comecei a tomar consciência da chegada do furacão “Lorenzo” ao arquipélago dos Açores, foi a primeira frase que me ocorreu, não só porque o próprio escritor era orgulhosamente insular, mas porque o próprio título do seu magnum opus se refere ao quanto os açoreanos estão habituados às intempéries, tanto que passou a ser uma marca cultural.
Esta, porém, ameaça não ser apenas uma chuvada, tanto que as autoridades dos Açores mantém-se em máximo alerta e até o primeiro-ministro suspendeu a campanha para acompanhar a situação.
As ilhas mais afetadas pelo mau tempo vão ser as do grupo Ocidental, ou seja, Flores e Corvo, mas as do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) também vão sofrer com a tempestade. Por uma questão de empatia básica humana, espero que toda a gente esteja a salvo durante a passagem do furacão, mas dada a relação que o SAPO24 criou com as gentes destas ilhas — tendo em conta o quão bem nos trataram e receberam quanto estivemos em reportagem — torna-se ainda mais aguda a vontade de que esta seja só mais uma tempestade que cause "mau tempo no canal".
Falando em turbulência, Hong Kong continuou a ferro e fogo no mesmo dia em que se celebrou o 70.º aniversário da República Popular da China. Enquanto multidões mantiveram os combates nas ruas da região administrativa, outras tantas vieram acolher o presidente chinês, Xi Jinping, numa parada militar por Beijing.
Por cá, as paradas seguem-se, em maior quantidade mas em menor grau, com os partidos a manterem a sua ação de campanha pelo país para as legislativas. Ontem decorreu o último debate televisivo, sendo que amanhã a discussão ocorre no SAPO24.
Na nossa redação vão estar presentes José Ribeiro e Castro e Margarida Salema D'Oliveira Martins, numa conversa moderada por Isabel Tavares que terá início às 15:00 e onde vão ser discutidas as propostas que os nossos leitores nos enviaram no âmbito da iniciativa Plenário. Acompanhe o debate no nosso Facebook, este é só o início de uma cobertura que temos preparada para si nestas eleições.
O meu nome é António Moura dos Santos e hoje o dia foi assim.
- 19:47
- A Procuradoria-Geral da República equacionou a "pertinência da inquirição como testemunhas do Presidente da República e do Primeiro-Ministro" para a fase final do inquérito referente a Tancos. Contudo, o diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Albano Pinto, considerou q
-
- 19:15
-
Eleições da Madeira: PSD e CDS-PP chegam a acordo para formar governo na região
O PSD e o CDS-PP chegaram hoje a acordo sobre as "linhas orientadoras e estratégicas" para a formação de um governo de coligação na Região Autónoma da Madeira, cabendo agora aos órgãos dos dois partidos ratificar os termos.
-
- 18:50
-
Dona do Correio da Manhã vai aumentar capital em 85 milhões de euros para comprar TVI
A Cofina indicou hoje que está perspetivado um aumento de capital social em 85 milhões de euros para o financiamento parcial da compra da participação da Prisa no Grupo Media Capital, dono da TVI, foi comunicado ao mercado.
-
- 18:09
-
Influência do Homem nas alterações climáticas posta em causa por climatologista
As alterações climáticas e o aquecimento global podem ser menos prejudiciais e rápidas do que o anunciado e a intervenção humana teve e terá pouca relevância, admite a climatologista norte-americana Judith Curry num livro hoje publicado.
-
- 18:04
-
Filas para compra do passe Navegante eram expectáveis, dizem utentes
A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos recebeu esta semana queixas de “longas filas” nos postos de atendimento para a compra do Navegante, frisando tratar-se de um problema expectável desde o início da venda do novo passe.
-
- 18:02
-
Açores: Militares já em "alerta laranja" passam a "alerta vermelho" às 00:00 devido ao mau tempo
Os meios militares sediados nos Açores estão desde as 16:00 de hoje em “estado de alerta laranja”, passando a “estado de alerta vermelho” entre as 00:00 e as 16:00 de quarta-feira devido à passagem do furacão “Lorenzo”.
-
- 17:13
-
Açores: Determinado fecho dos serviços desconcentrados do Estado devido à passagem do furacão
O Governo determinou hoje o encerramento, na quarta-feira, dos serviços desconcentrados da administração direta e indireta do Estado nos grupos Central e Ocidental do arquipélago açoriano, à semelhança dos serviços públicos regionais, devido à passagem do furacão “Lorenzo”.
-
- 16:29
-
Comboio: Um transporte do futuro inventado no século XIX
O caminho-de-ferro ainda é visto por muitos como uma tecnologia algo grosseira, pouco sofisticada e que pertence ao passado. Isto é, em parte, resultado do seu progressivo abandono e degradação, um pouco por todo o mundo, ao longo do século XX, em favor da universalização do automóvel e das viagens
-
- 15:09
-
O sistema eleitoral esteve em debate no SAPO24. Reveja esta conversa
Voto obrigatório, redução do número de deputados, círculos uninominais e um círculo nacional. Estas são algumas das propostas enviadas pelos leitores ao SAPO24 no âmbito da iniciativa Plenário e que debatemos esta quarta-feira, 2 de outubro, com José Ribeiro e Castro e Margarida Salema D'Oliveira Ma
-
- 12:59
-
Bússola Política que de modo algum te leva a votar na Iniciativa Liberal – mas é que nunca na vida
Circulou uma bússola política feita por um instituto ligado à Iniciativa Liberal. Senti que não levava as pessoas tanto quanto devia para o lado libertário, por isso decidi reformulá-la.
-
- 11:44
-
Jovem manifestante alvejado no peito pela polícia em Hong Kong
Um jovem manifestante foi hoje atingido no peito por uma bala disparada pela polícia de Hong Kong, segundo a imprensa local, numa tarde marcada pelo caos e violência na cidade, no Dia Nacional da China.
-
- 04:20
-
Um debate que mais podia ter sido tempo de antena
Foram 15 e todos quiseram provar que merecem sentar-se na Assembleia da República. Entre picardias e elogios, os representantes dos partidos sem assento parlamentar na corrida às legislativas de 6 de outubro reclamaram da falta de exposição, quiseram fazer render cada minuto, e entre saúde e economi
-