A reação dos líderes mundiais à escolha de António Guterres para liderar as Nações Unidas a partir de 2017, que deverá ser oficializada pela Assembleia-geral da ONU na quinta-feira, acabou por ser um manifesto de união.
O mundo é hoje tão complexo que é difícil eleger prioridades, mas o conflito na Síria, a ameaça do terrorismo, a crise das migrações e a reforma interna serão os principais desafios de António Guterres quando assumir o cargo de secretário-geral das Nações Unidas.
A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) alertou hoje para a necessidade de estender a todo o país os transplantes com dador de coração parado, atualmente praticados no Porto, para tentar suprir as necessidades do país em doação de órgãos.
O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, comprometeu-se na terça-feira, junto de um grupo de vítimas, a exigir à guerrilha das FARC que devolva as pessoas desaparecidas durante o conflito armado.
As ordens profissionais do setor da saúde querem reunir-se com o Presidente da República para lhe apresentar um plano de emergência que pretende repor o financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ao nível da média da OCDE.
A última grande peregrinação antes da visita do Papa Francisco a Fátima, prevista para maio de 2017, decorre hoje e amanhã no Santuário e é presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, chefe da diplomacia da Santa Sé.
A secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Carolina Ferra, reúne-se hoje com os sindicatos da Função Pública para dar início à negociação coletiva geral.
Mais de um terço dos portugueses não tem rendimento suficiente para satisfazer as necessidades e 16% recorre ao crédito para as cobrir, segundo um inquérito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado hoje.
Portugal fechou hoje a sua bem-sucedida campanha de qualificação para o Europeu de futebol de sub-21 de 2017 com uma goleada sobre o Liechtenstein, por 7-1, em jogo da última jornada do Grupo 4.
Portugal é o oitavo país que oferece melhores oportunidades para as raparigas, enquanto Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique aparecem em posições preocupantes no índice divulgado hoje pela organização não-governamental de defesa das crianças Save the Children.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que "sem justiça não há Estado de direito democrático" e apontou que o direito "dificilmente acompanha" as mudanças do mundo atual e é condicionado por "novos poderes de facto".
A Câmara de Lisboa apresenta na quarta-feira o orçamento municipal para o próximo ano, de perto de 776 milhões de euros, mais 52 milhões do que o aprovado para 2016, disseram à Lusa fontes da autarquia.
O Twitter e o Facebook cortaram o acesso aos seus dados a uma empresa de análise, que, segundo um organismo de defesa dos direitos cívicos, estava a ajudar a polícia a monitorizar manifestantes durante movimentos de protesto.
O Governo brasileiro está a preparar um "plano B" que prevê uma intervenção na Oi, caso o processo de recuperação judicial da operadora de telecomunicações falhe, avançou o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) apresentou queixa ao Ministério Público contra um taxista que, durante a manifestação de segunda-feira, afirmou que “as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas”.
O decreto-lei que estabelece as novas regras no acesso e troca de informação bancária foi hoje publicado em Diário da República, sem contemplar o acesso aos saldos bancários superiores a 50 mil euros, como o Governo pretendia.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condenou hoje, a propósito do protesto de taxistas na segunda-feira em Lisboa, “toda e qualquer atitude de violência e intimidação verbal” a jornalistas no exercício da sua profissão.
A GNR apelou hoje aos residentes de Candal, Póvoa das Leiras e Coelheira, em S. Pedro do Sul, para se manterem nas residências, sobretudo à noite, enquanto decorrem buscas para localizar o suspeito dos crimes de Aguiar da Beira.
O presidente da Assembleia-Geral da ONU, Peter Thomson, manifestou hoje a sua confiança numa nomeação por aclamação de António Guterres como novo secretário-geral da ONU pelos 193 Estados-membros da organização.
Será necessário aguardar até quinta-feira, último dia da época Nobel 2016, para conhecer o laureado do prémio de Literatura, uma espera que segundo analistas é explicável pela escolha de alguém politicamente conotado.
O Ministério da Educação autorizou a contratação de 300 novos funcionários para as escolas para dar resposta a “necessidades urgentes”, depois de hoje a Fenprof ter denunciado o encerramento de estabelecimentos por falta de assistentes.
Quando falta cerca de um ano para as próximas autárquicas, há concelhos onde os candidatos disponíveis não se entendem com os partidos, levando a cisões que podem ditar que muitos acabem por se candidatar por movimentos independentes.