Pelo menos trinta e sete autarquias do Norte do país decidiram dar seguimento à tolerância de ponto aos funcionários públicos anunciada pelo Governo para 12 de maio, dia da visita do papa a Fátima, e três municípios resolveram não o fazer.
Com receio de não conseguirem lugar para estacionar a autocaravana ou montar a tenda, dezenas de fiéis já estão em Fátima para a peregrinação de dias 12 e 13, presidida pelo papa Francisco.
Mais de 300 funcionários, cerca de 72 mil metros quadrados de terreno ou mil camas são alguns dos números que mostram o lado menos conhecido do Santuário de Fátima, que o papa Francisco visita em maio.
Espanhóis, italianos e polacos estão, ano após ano, entre os estrangeiros que mais peregrinam a Fátima, de acordo com informação disponibilizada à Lusa pelo santuário, onde estará o papa Francisco a 12 e 13 de maio.
Fátima poder-se-ia ter transformado numa manifestação de religiosidade popular, semelhante a tantas outras romarias do país, mas a Igreja cedo controlou o fenómeno e o seu culto, referem especialistas.
Fátima recebe milhares de peregrinos todos os anos, mas o número de camas existentes em estabelecimentos hoteleiros vai pouco além das 7.500, um valor insuficiente que obriga à dispersão dos peregrinos por mais de 120 quilómetros.
O culto mariano é antigo na Igreja Católica e Ortodoxa, mas assumiu particular importância na religiosidade popular do Mediterrâneo, aproximando Deus através de uma figura maternal, que também pode ser vista como uma discípula de Jesus.
O filme "Francisco, Papa do Povo" (2015), de Daniele Luchetti, que traça o percurso de Jorge Bergoglio, especialmente a sua ação durante a ditadura militar na Argentina, estreia hoje em 21 salas nacionais.
A história da irmã Lúcia não se escreve apenas em Portugal, também tem um capítulo em Espanha, país onde se refugiou sob o nome de Doris para não ser reconhecida e onde terá tido, pelo menos, três “aparições”.
O presidente da Câmara de Ourém, o socialista Paulo Fonseca, desafiou esta quarta-feira o Governo a concretizar a ligação do itinerário complementar 9 (IC9) ao nó de Fátima da autoestrada 1.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, disse esta quarta-feira que os Caminhos de Fátima, onde peregrina o Papa Francisco nos dias 12 e 13, é um projeto "para todos e para ser feito com todos".
Até ao momento, foram três os papas que visitaram o Santuário de Fátima, num total de cinco visitas. Em 1967, Paulo VI foi à Cova da Iria como peregrino para as celebrações dos 50 anos das aparições. João Paulo II, conhecido pela sua grande devoção mariana, visitou o Santuário três vezes. O seu suce
Nossa Senhora apareceu em Fátima entre maio e outubro de 1917. Nos meses de junho e julho foram revelados três segredos aos pastorinhos, tendo sido divulgados anos depois, através dos escritos de Lúcia. Contudo, a polémica em torno desta temática tem sido constante.
O fenómeno de Fátima sobreviveu, em 100 anos, a três regimes. Foi hostilizado pela I República, aproveitado pelo Estado Novo e respeitado pela Democracia laica, apesar das desconfianças revolucionárias após o 25 de Abril de 1974.
Cerca de 1.500 profissionais da comunicação social de 27 países pediram a acreditação para a peregrinação do papa a Fátima, nos dias 12 e 13, informa esta terça-feira a página oficial da visita de Francisco.
Durante o seu pontificado, o Papa Francisco tem vindo a falar sobre as mais diversas temáticas. Desde a modernização da Igreja à preocupação humanitária e ambiental, existem intervenções que se centram na realidade do mundo, sempre com frases marcantes.
O canal televisivo História estreia, em Portugal, no próximo dia 8, o documentário ”As Faces de Fátima”, que revela documentos inéditos e recria cenas de 1917, disse hoje a diretora-geral do History Channel Iberia, Carolina Godayol.
A artista plástica Joana Vasconcelos apresentou hoje a sua nova obra de arte, “Supensão”, um terço de 28 metros de altura com 540 quilogramas, que irá ser inaugurada, em Fátima, no dia 12 de maio, pelo papa Francisco.
Tem vindo a surpreender, desde o início do pontificado, pelas atitudes simples, mas também é contestado pelas propostas para abrir a Igreja Católica. Faz capas de revistas tal como uma estrela pop-rock e é mediador de conflitos mundiais. Quem é Jorge Mario Bergoglio, conhecido como Papa Francisco?
Um terço gigante, da autoria da artista Joana Vasconcelos, foi hoje inaugurado à entrada da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, obra encomendada pelo templo no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições.
A Guarda Nacional Republicana afirma que a visita do papa a Fátima, a 12 e 13 de maio, obriga a “uma operação de larga escala” em que a principal preocupação é a segurança dos milhares de peregrinos.
A GNR apela aos cidadãos que se deslocam a Fátima a 12 e 13 de maio para que façam a viagem com antecedência, escolhem os itinerários mais adequados, evitando a Autoestrada 1 (A1), e utilizem as bolsas de estacionamento.
O Movimento da Mensagem de Fátima, entidade que coordena a assistência aos peregrinos a pé, estima que 40 mil pessoas caminhem até ao Santuário de Fátima para a peregrinação de 12 e 13 de maio, presidida pelo papa Francisco.