A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) criticou a “cumplicidade dos mais altos representantes da República” com as celebrações religiosas que decorrem em Fátima, hoje e sábado, durante a visita do papa Francisco.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, que hoje se encontra em Fátima como peregrina, considerou que todos os políticos devem ouvir com atenção a “mensagem de acolhimento, de abertura e de amor” que o papa Francisco tem transmitido.
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse hoje que a operação de segurança montada para a visita do papa Francisco está a decorrer, até ao momento, com “muita normalidade”.
O Presidente da República afirmou hoje que os “portugueses percebem que é um momento singular que estão a viver” ao referir-se ao Centenário das Aparições de Fátima, à visita do papa Francisco e aos futuros santos.
O avião Airbus da companhia Alitalia que transporta o papa Francisco para a Base Aérea de Monte Real partiu hoje do aeroporto de Fiumicino, perto de Roma, às 14:12 locais (13:12, hora de Lisboa).
A maioria dos peregrinos sentem-se hoje seguros na zona do Santuário de Fátima, com "a fé" e o forte aparato policial na Cova da Iria a contribuírem para a ausência de qualquer receio de um ataque.
Mais de uma hora e meia de espera é quanto os fiéis aguardam hoje para queimar as velas no tocheiro, em Fátima, uma demora que não demove estes crentes que desta forma paciente acreditam demonstrar a sua fé.
Fátima é já ali. Foi esta a frase - e o ânimo - do último dia de peregrinação. Não é exatamente já ali, mas se a fé move montanhas, a proximidade move os últimos quilómetros que nos separam do destino e torna-o mais próximo. E chegámos.
O primeiro-ministro, António Costa, vai oferecer ao papa Francisco um relicário em prata com uma imagem de Santo António, disse à agência Lusa fonte do gabinete do chefe do executivo.
O bispo de São Tomé e Príncipe, que lidera um grupo de 60 peregrinos são-tomenses, destacou hoje a importância mundial de Fátima, que extravasa a dimensão portuguesa.
Um grupo de peregrinos timorenses agradeceu hoje no Santuário de Fátima a restauração da independência nacional do país, pagando promessas feitas durante a ocupação indonésia, que terminou há 15 anos.
Dezenas de peregrinos já dormiram esta noite no Santuário de Fátima, fazendo do chão do templo o seu “hotel”, e muitos outros que chegam estão a "reservar" lugar com o propósito também de dormirem ao ar livre.
O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, disse hoje manter a perspetiva de que um milhão de pessoas visitem Fátima nos dois dias da visita do papa Francisco a Fátima para as celebrações do Centenário das Aparições.
A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) criticou hoje as “condições desumanas” em que considera estarem os profissionais da GNR de serviço em Fátima, no âmbito da visita do papa Francisco para o Centenário das Aparições.
A elevação dos pastorinhos Jacinta e Francisco, pelo papa Francisco, este sábado, põe fim, no centenário das "aparições" de Fátima, a um processo com mais de 60 anos.
Lúcia de Jesus dos Santos, a irmã Lúcia, uma das três videntes de Fátima, morreu em 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos, após viver 57 anos em clausura no Carmelo de Coimbra.
Oito cardeais, entre os quais o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e o cardeal de Boston, Sean O’Malley, e 135 bispos vão participar nas celebrações no Santuário de Fátima, onde hoje chega o papa Francisco.
A EDP Distribuição vai acionar o plano de contingência para a peregrinação ao Santuário de Fátima, presidida pelo papa Francisco, às 10:00 de sexta-feira, e garante a ligação com proteção civil, GNR e bombeiros, informou esta quinta-feira a empresa.
Quase 70 jornalistas, entre os quais sete portugueses, seguem a bordo dos aviões durante a viagem do Papa Francisco a Fátima, na sexta-feira e no sábado, no âmbito do centenário das aparições marianas.
O parlamento aprovou esta quinta-feira votos de congratulação do CDS-PP pela visita do Papa Francisco, com dois votos contra no PS e abstenções, e outro do PAN sobre a ação do "ser humano" Jorge Mario Bergolio.
Daniel, um jovem inglês com dificuldades físicas, pegou na mochila e decidiu, por fé, caminhar sozinho para conhecer Fátima, onde esta semana confluem milhares de peregrinos, incluindo 12.500 estrangeiros.
José Grilo tem 70 anos e faz há mais de 20 o percurso de Aveiro até Fátima, sozinho e sem dormir. As meias embebidas em bagaço são a receita para 30 horas de caminho sem bolhas nos pés.
A um dia da chegada do papa Francisco a Fátima, a circulação de pessoas na pequena sala de espera do Terminal Rodoviário de Fátima é uma constante. Uns partem por cansaço, outros chegam para viver os próximos “dias bonitos”.
Carlos Vieira, Miguel Vilar e António Figueiredo chegaram ao início da tarde de hoje a Fátima “cansados, mas felizes”, depois de terem pedalado os cerca de três mil quilómetros que separam o Vaticano do santuário mariano português.