Segundo a agência Ecclesia, a oferta foi feita durante um encontro, na quinta-feira no Vaticano, entre o Papa e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar do patriarcado, Américo Aguiar.
O logotipo em madeira é semelhante aos que foram enviados para cada um dos 21 Comités Organizadores Diocesanos da JMJ, que correspondem às 21 dioceses de Portugal”, segundo a organização o evento.
Américo Aguiar reuniu-se ainda com vários responsáveis da Cúria Romana, entregando igualmente a imagem oficial e o terço da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, entre os quais José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé.
O logo da JMJ 2023, inspirado no tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, proposto pelo Papa, tem como elementos centrais a Cruz, atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo, e a figura da Virgem, acompanhada pela referência à oração do Rosário.
A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento organizado pela Igreja Católica.
O anúncio da escolha de Lisboa para receber a Jornada foi feito em 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá.
Inicialmente prevista para agosto de 2022, a pandemia de covid-19 determinou o adiamento da JMJ um ano.
Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo papa João Paulo II (1920-2005).
Comentários