Os projetos a concurso dividiram-se em quatro categorias: Desenvolvimento de Competências e Correspondência de Oportunidades, Rendimento e Criação de Emprego, Acesso à Tecnologia e, por fim, Inclusão Financeira.
Doze finalistas dos quatro cantos do mundo (Canadá e EUA, América Latina, Europa, África, Ásia), totalizando 60 finalistas regionais, tiveram oportunidade de apresentar a sua ideia a uma audiência ao vivo e a um painel de líderes regionais.
Adaptados às necessidades do mercado global, mas também regional, a concurso estiveram projetos que variam entre soluções tecnológicas e de crédito, programas de educação, plataformas de emprego ou marketplaces de produtos artesanais.
Mas só cinco puderam vencer — quatro nas categorias e um prémio escolhido pelo público. Os resultados foram apresentados no dia 21 de novembro, numa gala no MIT Samberg Conference Center.
Grande Prémio Global
TiendaPago (Inclusão Financeira)
A TiendaPago é uma plataforma de empréstimos a curto prazo. Em termos práticos a empresa permite contrair créditos que vão ser utilizados para fazer compras numa rede de fornecedores dos quais são parceiros. Este empréstimo pode ser pago em sete dias. Todo o processo é muito simples e pode ser feito através do telemóvel. Isto facilita a vida de pequenos empresários que normalmente não têm acesso a crédito.
JobGet (Rendimento e Criação de Emprego)
O JobGet é uma plataforma que permite que milhões de candidatos a emprego encontrem a sua próxima carreira em segundos e sejam contratados em poucas horas. Neste momento, o JobGet trabalha com empregadores em Boston, nos Estados Unidos.
Reaktor (Desenvolvimento de Competências e Correspondência de Oportunidades)
A Reaktor está a revolucionar a educação online, capacitando todas as pessoas a participar numa sociedade globalizada em rápida evolução. O primeiro curso apresentado, Elementos de Inteligência Artificial, tornou-se um fenómeno global e permite perceber o que é a IA, o que pode ser feito e como criar novos métodos nesta área.
Agros (Acesso à Tecnologia)
A AGROS aplica sensores remotos e tecnologias agrícolas de precisão para reduzir a exclusão financeira de pequenos agricultores. Através de uma plataforma de Agrointeligencia é possível monitorizar campos de cultivo e tomar decisões com base nos dados recolhidos, de forma a reduzir o erro.
Prémio Escolha do Público
TinyTotos
A Tiny Totos transforma os padrões de serviço no mercado informal de cuidados infantis de Nairóbi, capital do Quénia, através de tecnologia inovadora para beneficiar crianças em idade pré-escolar e mães que trabalham em favelas. A Tiny Totos está a construir uma rede de empresas baseadas na comunidade, financeiramente auto-sustentáveis, fornecendo creches de qualidade para crianças em bairros urbanos mais pobres.
Um prémio de 1 milhão de dólares (cerca de 900 mil euros) é distribuído pelos projetos vencedores. Esta é a quarta edição do prémio que em anos anteriores já financiou 12 projetos.
Comentários