O Facebook está a testar a reação dos seus utilizadores à reprodução automática (autoplay) de vídeos com som. Por enquanto, esta funcionalidade está em fase de testes, ou seja, disponível apenas para alguns utilizadores australianos.
Segundo a Mashable foram feitos dois testes na aplicação, em dois grupos diferentes.
Para um dos grupos, os vídeos eram reproduzidos automaticamente com som caso o utilizador o tivesse ligado no seu dispositivo. Noutro grupo, os utilizadores tinham a opção, utilizando um novo ícone que estava no canto inferior direito dos vídeos, de ligar ou desligar o som.
Em qualquer um dos testes, surgia uma mensagem pop-up que detalhava o modo de utilização dos controlos, e som apenas tocava caso o volume do dispositivo estivesse ligado. Havia ainda a possibilidade de desligar o som nas configurações.
“Estamos a executar um pequeno teste, no Feed de Notícias, onde as pessoas podem escolher, desde o início, se querem ver vídeos com som”, disse um representante do Facebook à Mashable. “Aqueles que participaram deste teste e não queriam ouvir o som podiam desligá-lo nas configurações, ou diretamente no vídeo”, esclareceu.
Esta não deixa de ser uma decisão que causa surpresa. Segundo uma investigação do próprio Facebook, 80% dos utilizadores reage mal quando os anúncios em mobile começam a tocar automaticamente com som.
O silêncio tem sido a norma de comunicação da maioria das plataformas como o Facebook. Uma grande fatia dos produtores de conteúdo em vídeo opta por utilizar legendas, preterindo a música ou o diálogo.
Segundo uma notícia do Digiday, 85% das visualizações de vídeo no Facebook são sem som.
No caso do Facebook Live, a situação agrava. Sem contextualização, o som automático pode chocar o utilizador, sobretudo numa situação em que o direto seja, imaginemos, de uma manifestação ou de um caso de polícia.
Comentários