O instituto do azar
Azar dos azares era o dia do azar não calhar a uma sexta-feira. Imagina o que seria um azar institucionalizado à terça-feira? Chegar a casa cansado depois de um dia de trabalho, com o fim de semana ainda distante e, ainda por cima, azarado?
Houve um dia, somente um, em que me lembro de sentir azarado. Sendo trapalhão por natureza, saber que o meu poder de destruição involuntário estava exponenciado deixou-me nervoso. Acho que era quarta-feira e lembro-me de não ter visto futebol, de não ter tentado levar o café do balcão à mesa ou de ir passear as cadelas. Já me bastava que o meu mundo estivesse em risco de colisão, quanto mais estragar o dia aos outros.
Soube mais tarde pela minha avó que o azar se trata com repouso, receita idêntica a todas as outras maleitas que me aconteceram durante a vida. Portanto, se é para ficar azarado que seja hoje que há dois dias leves para evaporarem o mal.
Para mim, que hoje - ainda - não esbarrei, mandei uma cabeçada ou entornei uma garrafa de água, é sexta-feira 13, dia da anunciação, que marca o regresso da minha estimada rotina futeboleira que tanto acarinho. Terei o meu fim de semana ‘abençoado’ por um Wolves - Chelsea, um RB Leipzig - Bayern Munich, um Fiorentina - Juventus e um Barcelona - Valencia.
E como boa esta sexta-feira 13 que é, a Internet gosta de se encher de histórias de sorte. E se a minha sorte pode não ser palpável nem partilhada por todos, deixem-me contar-vos uma que tenho para mim que seja de alegria transversal. A Snoopo espalhou caixas com notas de 20 e 50 euros por Lisboa e outras cidades mundiais. As caixas, pretas, apenas marcadas com o símbolo da marca, contêm a mensagem “Hoje a sorte bateu-lhe à porta. Teve a sorte de encontrar esta caixa. Pode guardá-la e ao tesouro que contêm”, para além de um cartão com as redes sociais da Snoopo para onde pode ser enviada uma fotografia e um código da ‘surpresa’ para assim duplicar o valor da sorte.
Sexta-feira, o melhor dia da semana, desde sempre e para sempre.
Sugestões de fim de semana para não azarados:
- Ir à primeiríssima edição do Wine & Music Valley 2019. O Pedro Botelho explica-lhe aqui porque vale a pena passar estes dias no Douro (como se fosse preciso uma desculpa para estar dois dias no meio daquela paisagem, não é?);
- Mais abaixo, na capital, há o Fnac Live. No sábado uma série de concertos gratuitos no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, entra para a panóplia de opções para preencher a noite lisboeta. O cartaz inclui nomes como Orelha Negra, Best Youth ou Tape Junk.
- Se quiser manter o fim de semana ritmado, no domingo a RTP organiza na Alameda, em Lisboa, o festival Andamento. Por aquele que é um dos jardins mais conhecidos da capital vão passar nomes como Dillaz, Salvador Sobral, António Zambujo ou Pedro Abrunhosa.
Sugestões de fim de semana para azarados que confiam nas minhas palavras e vão ficar em repouso em casa:
- Este episódio do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas” em que o jornalista do Expresso Bernardo Mendonça está à conversa com Tolentino Mendonça é absolutamente delicioso e uma forma mais íntima de conhecer o novo cardeal português;
- Se acha que o azar pode levá-lo a escolher um mau filme para o fim de semana, fique a saber que o The Guardian fez uma lista com os 100 melhores filmes deste século. Um belo gesto para acautelar o azar disperso de hoje;
- Faz hoje 25 anos que foi lançado “Ready to Die”, do Notorious B.I.G.. Há uns tempos andei viciado na história deste famoso rapper e parece-me um bom pretexto para revisitar uma parte da história deste género musical, seja com o filme “Notorious B.I.G.” ou com a primeira temporada da série "Unsolved".
Eu sou o Tomás Gomes e hoje o dia foi assim.
- 19:25
- O Livre foi dos primeiros a sugerir uma convergência à esquerda para combater as políticas da direita. O resultado do governo soube a pouco e Joacine Katar Moreira diz como é possível chegar mais longe se o Livre estiver representado na Assembleia da República.
-
- 19:11
-
Sondagem Expresso/SIC dá vitória do PS com maioria absoluta nas legislativas
O PS alcança a maioria absoluta com 42% dos votos e uma vantagem de 19 pontos percentuais sobre o PSD, de acordo com uma sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC divulgada hoje.
-
- 17:53
-
EUA. Seis mortos em três tiroteios diferentes em Albuquerque
Seis pessoas foram mortas e outras cinco ficaram feridas em três tiroteios no espaço de 90 minutos na noite de quinta-feira, segundo informou hoje a polícia de Albuquerque, a cidade mais povoada do estado norte-americano do Novo México.
-
- 17:29
-
Mau tempo em Espanha chega a Portugal continental de forma menos severa
O mau tempo que atinge desde quinta-feira o sudeste espanhol, onde já morreram quatro pessoas devido a chuvas torrenciais, deverá afetar de forma menos severa Portugal continental, para onde estão previstos aguaceiros e trovoadas a partir de sábado.
-
- 17:18
-
Ministério Público pede afastamento de juiz Rangel na apreciação de recurso ligado à Operação Marquês
O Ministério Público indicou esta sexta-feira, dia 13, que pediu um requerimento de recusa do juiz Rui Rangel na sequência da distribuição no Tribunal da Relação de Lisboa de recurso interposto no âmbito da designada Operação Marquês.
-
- 16:18
-
Julian Assange vai continuar detido em Londres até julgamento sobre extradição para os EUA
Uma juíza britânica decidiu hoje que o ativista australiano Julian Assange vai permanecer na prisão enquanto aguarda o julgamento, em fevereiro, que decidirá a sua eventual extradição para os Estados Unidos.
-
- 16:06
-
Juiz Rui Rangel será ouvido a 3 de outubro no processo disciplinar do CSM
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) anunciou hoje que o juiz Rui Rangel será ouvido a 3 de outubro no processo disciplinar instaurado no âmbito do inquérito ‘operação lex’ em que é arguido, juntamente com a ex-mulher, também magistrada.
-
- 14:10
-
Marcelo diz que o mundo vive ameaçado "por formas veladas e subtis de ditaduras"
O Presidente da República considerou hoje que o mundo atravessa tempos difíceis em matéria de direitos humanos, "ameaçados por formas veladas e subtis de ditaduras", e criticou a indiferença do hemisfério Norte face ao Sul.
-
- 14:02
-
Juiz Rui Rangel garante que não lhe foi distribuído recurso da Operação Marquês
O juiz desembargador Rui Rangel esclareceu hoje à Lusa que o recurso que lhe foi distribuído informaticamente é do caso Octapharma, assegurando não ter para apreciação qualquer recurso da Operação Marquês, que envolve José Sócrates.
-
- 14:00
-
Ministra da saúde diz que seria "um absurdo" retirar cirurgia geral das urgências do Garcia de Orta
A ministra da Saúde disse hoje que “nunca esteve em causa” retirar a cirurgia geral da presença física no serviço de urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, acrescentando que essa ideia seria "um absurdo”.
-
- 11:42
-
Quénia torna-se o terceiro país africano a aplicar vacina da malária
O Quénia começou hoje a administrar a primeira vacina contra a malária a crianças nas áreas rurais com elevadas taxas de transmissão, tornando-se o terceiro país em África a aplicar o medicamento.
-
- 11:31
-
PS vence eleições sem maioria absoluta, segundo sondagens
O PS venceria as eleições legislativas, se fossem hoje, mas não teria maioria absoluta, enquanto o PSD obteria o pior resultado de sempre, de acordo com sondagens publicadas hoje pelo Correio da Manhã/Jornal de Negócios e pelo Jornal Económico.
-
- 11:18
-
Do BPN ao BES passando pela Operação Marquês, DCIAP investigou os maiores escândalos do país
Processos como o Freeport, Operação Fizz, BES, operação Marquês, Furacão e BPN, relacionados com crimes ecónomico-financeiros, são alguns dos emblemáticos casos cuja investigação foi da responsabilidade do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), criado há 20 anos.
-
- 07:40
-
Oito em cada dez jovens não vivem onde queriam por falta de recursos
Oito em cada dez jovens portugueses não vivem onde gostariam "pela falta de recursos económicos", revelou o "II Observatório do Mercado da Habitação em Portugal", realizado pela Century 21.
-
- 07:39
-
Joe Biden mais agressivo no debate que juntou principais candidatos democratas à Casa Branca
O ex-vice-Presidente norte-americano e favorito à nomeação democrata para a Casa Branca, Joe Biden, mostrou-se mais agressivo no debate desta quinta-feira, em Houston, que juntou pela primeira vez todos os principais candidatos.
-