O futebol que fala por mim
Sempre gostei de discutir, e por discutir entenda-se, esgrimir argumentos em torno de um tema de forma construtiva e não como prefácio para a violência física. Mas sempre fui fraco a defender uma ideia, os meus argumentos tendem a morrer cedo e os melhores, aqueles que deveriam ter sido utilizados aquando da discussão, só surgem horas ou dias mais tarde.
Argumentar é um jogo de estratégia e é preciso uma agilidade mental, que eu não possuo, para nos mantermos vivos nesta batalha. Sempre fui mais um tipo de reflexivo do que decisivo. Mas nem por isso deixei de tentar melhorar a minha capacidade argumentativa nos cafés, na minha opinião, o verdadeiro terreno do jogo, interpondo-me em várias conversas, algumas das quais não dominando sequer o tema. Fico-me pela observação ou pelo erro para depois conseguir ter uma melhor prestação.
Ao fim de 24 anos sinto que ainda falho ao tentar explicar o meu amor por futebol. Mas sinto que nunca precisarei de explicar enquanto tivermos sábados como este, em que o Famalicão, uma equipa que, ao fim de 25 anos voltou à primeira divisão portuguesa, venceu e garantiu, por mais uma jornada, a liderança da liga; em que Neymar, o vilão, depois de ter forçado a transferência do Paris Saint-Germain no verão, entrou vaiado nos Parque dos Príncipes, e saiu ovacionado, herói, depois de ter marcado o golo da vitória no tempo extra com um belo pontapé de bicicleta; em que o Norwich recebeu e venceu o campeão inglês por 3-2.
Enquanto o futebol escrever estas histórias sozinho, fico no meu lugar a assistir e a sorrir.
Eu sou o Tomás Gomes e hoje o dia foi assim.
- 20:59
- O Benfica venceu hoje por 2-0 na receção ao Gil Vicente, em jogo da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol, isolando-se no segundo lugar da prova e reaproximando-se do líder Famalicão.
-
- 20:31
-
Legislativas. Costa quer Portugal a crescer mais que média europeia durante próxima década
O secretário-geral do PS, António Costa, traçou hoje o objetivo de Portugal crescer economicamente mais que a média da União Europeia durante a próxima década para que se aproxime dos “países mais desenvolvidos da Europa”.
-
- 18:25
-
Famalicão vence Paços de Ferreira e mantém-se líder do campeonato
A equipa de João Pedro Sousa entra e sai como líder da quinta jornada da Liga NOS. Famalicão recebeu e venceu o Paços de Ferreira por 4-2. Fábios Martins foi a figura da partida com dois golos e uma assistência.
-
- 16:41
-
Serie A. Juventus cede os primeiros pontos na visita a Florença
A Juventus cedeu hoje os primeiros pontos na Liga italiana de futebol, ao empatar a zero na visita ao terreno da Fiorentina, em jogo da terceira jornada da prova.
-
- 14:41
-
Miguel Oliveira em 19.º numa qualificação histórica para a KTM em São Marino
Miguel Oliveira (KTM) foi hoje o 19.º mais rápido na qualificação para o Grande Prémio de São Marino de MotoGP, numa sessão histórica para a KTM, que, pela primeira vez, garantiu um lugar na primeira linha da grelha.
-
- 13:55
-
Paulo Cafôfo disponível para geringonça que permita mudar as políticas da Madeira
O cabeça de lista do PS às eleições legislativas na Madeira, Paulo Cafôfo, manifestou-se hoje disponível para uma geringonça que permita mudar as políticas na região, acusando Miguel Albuquerque (PSD) de ser um líder do executivo "ausente".
-
- 12:45
-
Gentil Martins: "Fez-se uma revolução em 1974 por causa da liberdade e no Serviço Nacional de Saúde não há liberdade de escolha"
O cirurgião Gentil Martins lamenta a “degradação progressiva” do SNS e defende um sistema nacional de saúde em que os setores público, privado e social sejam “tratados da mesma maneira” e os utentes tenham liberdade de escolha.
-
- 09:34
-
Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos
A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada ao longo dos anos.
-