A amaragem na barragem de Castelo de Bode de um avião que participava no combate ao incêndio que lavra no concelho de Tomar, distrito de Santarém, apenas provocou danos materiais, tendo a tripulação saído ilesa, indicou a Proteção Civil.
O fogo que deflagrou hoje à tarde em Tomar continuava pelas 22:30 ativo e a lavrar com “alguma intensidade” nos concelhos de Abrantes e Constância, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
Um incêndio florestal deflagrou hoje, pelas 16:10, em Tomar, no distrito de Santarém, mobilizando cerca de 170 bombeiros, apoiados por 38 veículos e nove meios aéreos, segundo informação da Proteção Civil.
A festa dos Tabuleiros, em Tomar, apresentou hoje o inventário científico para integrar o Património Cultural Imaterial (PCI) nacional, sendo este "o primeiro passo" para candidatar-se a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, disse à Lusa fonte da Câmara de Tomar.
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que houve descoordenação no ataque às chamas que afetaram Vila de Rei, Mação e Sertã, considerando que a organização do combate está "muito longe" daquilo que deveria ser.
O presidente da Câmara do Sardoal disse hoje à Lusa que o material distribuído no âmbito do programa “Aldeias Seguras” não tem qualquer “sentido prático”, já que os oficiais de segurança locais não vão combater fogos.
Trezentos a 400 agricultores foram afetados pelos incêndios que deflagraram no sábado e que atingiram Mação, Vila de Rei e Sertã, afirmou hoje o ministro da Agricultura.
O sistema de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios que atingiram Vila de Rei, Sertã e Mação será semelhante ao utilizado em Pedrógão Grande em 2017, anunciou hoje o ministro da Agricultura.
O ministro da Agricultura anunciou hoje a criação de um grupo de trabalho que engloba o Governo e Vila de Rei, Sertã e Mação, para preparar um projeto agroflorestal de médio e longo prazo para os três concelhos. Foi acordado um mecanismo de cooperação de apoio aos agricultores, sendo elegíveis máqui
Na Praia Fluvial de Cardigos, quase que não se percebe que o incêndio consumiu grande parte da floresta de Mação. Num dos poucos pontos que resistiu às chamas, há quem vá a banhos, numa tentativa de regresso à normalidade.
O presidente da Câmara de Mação lamentou hoje que o ministro da Administração Interna o tenha "atacado pessoalmente", em vez de "expressar solidariedade a um concelho que teve 95% da área florestal ardida nos últimos dois anos".
O ministro da Administração Interna afirmou hoje que houve um “cumprimento rigoroso” das orientações estratégicas definidas pelo modelo de combate aos incêndios rurais que atribui a prioridade absoluta à salvaguarda da vida humana e das populações.
O incêndio no concelho de Mação (Santarém) estava sem frentes ativas às 23:45 de segunda-feira, com a situação no terreno a decorrer "relativamente calma", disse à Lusa o vice-presidente da câmara e responsável pela Proteção Civil, António Louro.
O presidente da Câmara de Mação (Santarém) pediu hoje maior “transparência” na divulgação de como os meios de combate aos incêndios são “balanceados” no terreno, lamentando que se diga que são os necessários quando há populações “desprotegidas”.
Os bombeiros estão hoje a combater alguns reacendimentos do incêndio que lavra desde sábado no concelho de Mação, distrito de Santarém, que, pouco depois das 10:00, estava sem qualquer chama ativa, de acordo com a Proteção Civil.
O padre de Cardigos, localidade do concelho de Mação afetada pelo incêndio que lavra naquela zona do distrito de Santarém, apelou hoje aos seus paroquianos para que ajudem os bombeiros que combatem as chamas.
Várias habitações no centro da freguesia de Cardigos, freguesia do concelho de Mação, estão risco devido à rápida propagação das chamas que já queimou alguns quintais, sendo que a rápida atuação dos bombeiros está a evitar danos maiores.
A GNR mandou evacuar na tarde de hoje a praia fluvial de Cardigos, freguesia do concelho de Mação, distrito de Santarém, devido à rápida aproximação das chamas ao local e ao centro da localidade.
As Forças Armadas reforçaram esta manhã o apoio à Proteção Civil no combate aos incêndios, tendo deslocado para Vila de Rei uma cozinha de campanha do Exército e alimentos para assegurar refeições a pelo menos 600 pessoas.
O vice-presidente da Câmara de Mação disse hoje à Lusa que as chamas já consumiram três mil hectares de floresta e que está em risco de desaparecer o que sobrou dos incêndios de 2017.
Mais de 24 horas depois de os incêndios terem deflagrado no distrito de Castelo Branco, os bombeiros continuavam a combater as chamas este domingo, localizando-se as principais frentes ativas nos concelhos de Vila de Rei, Sertã e Mação (já no distrito de Santarém). O balanço de feridos ao início da
Os 50 anos da chegada do homem à Lua estão a ser assinalados até domingo na 26.ª Astrofesta do Centro de Ciência Viva (CCV) de Constância - Parque de Astronomia, uma estrutura que atingiu hoje os 400 mil visitantes.
A circulação ferroviária na Linha do Norte está hoje cortada em ambos os sentidos, em Santarém, devido a um incêndio que deflagrou esta tarde numa zona de mato, na localidade de Omnias, segundo os bombeiros.
A atual secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, vai encabeçar a lista de deputados do PS pelo distrito de Santarém às eleições legislativas de 06 de outubro, disse à Lusa fonte partidária.