O incêndio que deflagrou no dia 6 em Vila Cã, Pombal, consumiu 332 hectares de floresta, disse hoje à agência Lusa aquela Câmara do distrito de Leiria.
O relatório da comissão técnica independente, hoje tornado público, sobre os incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e Góis, revelam que a ausência de um alerta precoce propiciou o elevado número de mortos.
A EDP Distribuição garantiu hoje que “existia faixa de proteção” dos cabos elétricos que atravessavam a zona onde começaram os incêndios em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, em 17 de junho deste ano.
Mais de metade das mortes no incêndio que começou em 17 de junho em Pedrógão Grande terão ocorrido num espaço de tempo de cerca de 15 minutos, de acordo com o relatório da comissão técnica independente, hoje divulgado.
O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, defendeu hoje que o país se deve preparar melhor para responder aos incêndios no futuro, que terão características diferentes devido às alterações climáticas.
O SIRESP está “baseado em tecnologia ultrapassada” e “obsoleta”, tendo sido “notório a falha” deste sistema de comunicações e das redes móveis no incêndio de Pedrógão Grande, segundo o relatório da comissão independente hoje divulgado.
O comandante operacional nacional (CONAC) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deveria ter tido “uma presença ativa” durante o incêndio de Pedrógão Grande e ter “mantido a avocação” desta operação de socorro.
As "opções táticas e estratégicas" tomadas durante o combate ao incêndio de Pedrógão Grande contribuíram para as "consequências catastróficas" do fogo, que provocou 64 mortos, conclui o relatório da comissão técnica independente, divulgado hoje.
Um total de 400 elementos da Guarda Nacional Republicana está em Fátima para assegurar a segurança no recinto e prevenir a criminalidade que possa ocorrer durante as celebrações que marcam o encerramento do Centenário das Aparições.
O presidente da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios na região centro, em junho, excluiu hoje qualquer responsabilidade da GNR em direcionar carros para a Estrada Nacional 236, onde morreram dezenas de pessoas.
As autoridades não tiveram "a perceção da gravidade potencial do fogo" de Pedrógão Grande, pelo que no combate inicial "não foram mobilizados totalmente os meios que estavam disponíveis", concluiu a comissão técnica que analisou os incêndios de junho no Centro.
O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, a 17 de junho, demonstra que os sistemas de combate “não estão preparados” para enfrentar as alterações climáticas, conclui o relatório da comissão técnica independente, hoje divulgado.
Ninguém sabe onde é Porto de Mós. No fundo, estou em crer que Porto de Mós é até a Atlântida dos tempos modernos. Ora vejamos (entramos na parte que pode carecer de precisão histórica, porque não fiz pesquisa e, sejamos honestos, vocês tampouco farão), esta terra foi fundada por D. Fuas Roupinho (ou
Os 26 fatos de proteção entregues hoje aos Bombeiros de Castanheira de Pera reforçam a qualidade do serviço e a segurança dos operacionais, disse hoje à agência Lusa o comandante da corporação.
O Museu de Leiria está a desafiar a população a partilhar os brinquedos ou objetos da sua infância ou dos seus avós, para uma exposição sobre a história dos plásticos.
A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) testemunhou hoje, em três municípios do distrito de Leiria devastados pelo incêndio de junho, a entrega de material didático a mais de 500 alunos das escolas locais.
Costuma dizer-se que “no meio está a virtude”. E é desta forma que este aforismo, dito em diversas ocasiões, serve perfeitamente para retratar Leiria. Está, não apenas no centro do nosso País, como também é a única cidade onde as pessoas que lá moram podem dizer que têm quase à mesma distância a Tor
O incêndio que deflagrou no sábado em Alvaiázere, distrito de Leiria, foi considerado dominado às 19:00, anuncia a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Uma reativação do incêndio que começou na sexta-feira em Pombal, Leiria, foi controlada às 17:30 de hoje, anuncia a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Uma reativação do incêndio que começou na sexta-feira em Pombal, Leiria, está a obrigar às 17:00 de hoje à intervenção de 279 bombeiros, 69 meios terrestres e um meio aéreo.
Os fogos na Sertã, em Óbidos e Amarante foram dominados esta madrugada, mantendo-se ativos cinco incêndios de grande dimensão, incluindo o de Pampilhosa da Serra, que está a ser combatido por mais de 500 operacionais, segundo a Proteção Civil.
O incêndio florestal que hoje, ao princípio da tarde, deflagrou no concelho de Pombal, mantém esta noite duas duas frentes ativas, que lavram com intensidade, mas há setores que começam a ceder ou mesmo a ficar dominados.
O incêndio florestal que hoje deflagrou, pelas 14:14, na zona de Vila Cã, no concelho de Pombal, continua esta noite a lavrar com intensidade, aproximando-se de algumas localidades, mas sem que estas tenham sido evacuadas.
O incêndio em Avelar, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, está controlado, mas obrigou à evacuação de uma escola, disse à Lusa o presidente da Câmara, Rui Rocha.