O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje dois avisos amarelos para os grupos central e oriental dos Açores relativos a precipitação que se irá fazer sentir até domingo.
O mau tempo que se regista nos Açores obrigou hoje "ao cancelamento da ligação Horta/Flores/Horta da SATA Air Açores", afetando "118 passageiros", disse à agência Lusa o porta-voz da companhia aérea açoriana.
Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi registado hoje às 19:49 locais, menos uma hora do que em Lisboa, a 28 quilómetros da ilha do Faial, nos Açores.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera estendeu o aviso amarelo relativo à precipitação e vento forte no grupo oriental até à meia noite nos Açores (mais uma hora em Lisboa) devido à depressão que se faz sentir.
A depressão associada a uma superfície frontal que está a afetar os Açores provocou hoje três inundações, danos em viaturas e estradas na freguesia dos Arrifes, em São Miguel, disse à Lusa o presidente de junta.
Três novos sismos foram sentidos na ilha do Faial, nos Açores, desde a noite de sexta-feira, com intensidades superiores a 3 na escala de Richter, divulgou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Uma nova depressão vai passar pelos Açores em 24 de dezembro, prevendo-se um aumento da intensidade da chuva e do vento nesse dia, segundo o coordenador nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A depressão Elsa obrigou hoje ao cancelamento de oito voos da companhia aérea açoriana SATA, sendo quatro ligações inter-ilhas e quatro do arquipélago com o exterior, afetando cerca de 1000 passageiros, avançou à Lusa o porta-voz da companhia.
Um segundo sismo de magnitude superior a 4 na escala de Richter foi hoje sentido nos Açores, em torno da ilha do Faial, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
A instabilidade associada à depressão Elsa deverá provocar nos Açores precipitação por vezes forte, além do aumento da intensidade do vento e forte agitação marítima, alertou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Proteção Civil dos Açores recomendou hoje medidas de autoproteção, como a consolidação de telhados, portas e janelas, durante a passagem da depressão Elsa pela região, entre terça e quinta-feira.
A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para o agravamento do estado do tempo no arquipélago, com previsão de vento e agitação marítima a partir de terça-feira.
A ilha de São Miguel ganha, a partir de hoje, uma nova atração turística, com a inauguração do Parque da Grená, na margem norte da Lagoa das Furnas, uma propriedade com 18 hectares de floresta.
Um sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter foi registado hoje na ilha açoriana do Faial, o segundo do dia numa zona em que, desde o início de novembro, tem ocorrido um aumento da atividade sísmica.
O vulcanólogo Victor Hugo Forjaz disse hoje que uma nova ilha poderá surgir nos Açores entre as ilhas do Faial e São Jorge, na sequência de “movimentos ascendentes” que se têm vindo a registar no mar.
A mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, prepara-se por estes dias para receber "um convidado especialíssimo" na passagem de ano, o Presidente da República, que brindará com "o primeiro espumante" feito pela Adega Cooperativa do Pico.
Um sismo com magnitude 3,5 na escala de Richter foi sentido na noite de quinta-feira no Faial, onde a atividade sísmica a oeste da ilha se encontra acima dos valores de referência.
Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi esta quinta-feira sentido na ilha do Faial, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Uma empresa de construção civil da ilha do Corvo, nos Açores, poderá ter de despedir trabalhadores porque está sem materiais de trabalho, por estarem retidos no porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, desde o furacão "Lorenzo".
Cerca de 400 peças, umas novas outras antigas, fazem o presépio da Casa dos Manaias, que foi exposto esta semana em Ponta Delgada e para o qual alguns utentes daquele centro trabalharam todo o ano.
Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue hoje com a categoria de “prata” pela certificadora Earthcheck.
O capitão do porto de Santa Cruz das Flores publicou um edital abrindo a navegação do porto comercial para barcos até 90 metros, situação imprescindível para a retoma da normalidade após o furacão "Lorenzo"
O PSD e o PPM voltaram hoje a alertar, no parlamento dos Açores, para “as dificuldades” de abastecimento às Flores e ao Corvo, na sequência do furacão "Lorenzo", e para “os prejuízos acumulados dos comerciantes” daquelas duas ilhas.