A ministra do Mar disse hoje que existe "margem de crescimento" para o turismo oceânico e anunciou a intenção de concessionar marinas ao setor privado.
Angola está entre os 10 países onde é mais difícil fazer negócios, segundo o 'ranking' Doing Business do Banco Mundial, no qual apenas um terço dos países lusófonos melhoraram o seu ambiente de negócios.
O ministro do Trabalho afirmou hoje que a alteração da lei de atualização das pensões prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) vai permitir que mais de 85% das pensões estejam protegidas da evolução dos preços.
O projeto de Orçamento do Estado para 2017 apresentado por Portugal “parece cumprir os critérios”, tendo a Comissão Europeia solicitado apenas que o Governo especifique de forma mais precisa as medidas que tenciona tomar, afirmou hoje o comissário Pierre Moscovici.
Portugal colocou hoje 1.000 milhões de euros de dívida com maturidade a cinco anos, a uma taxa de juro de 1,751%, mais baixa do que no anterior leilão comparável, realizado a 31 de agosto.
O combate à precariedade das relações laborais, designadamente aos falsos recibos verdes, falsos estágios e falsas bolsas, é o objetivo de um acordo que envolve o governo, o Bloco de Esquerda e, segundo o Jornal de Negócios, o PCP.
A TAP abriu um processo de recrutamento de pilotos, com as candidaturas a decorrer até 4 de novembro, para responder ao lançamento de 11 novas rotas e reforço de frequências previstas para a operação de verão.
A igualdade de género em termos económicos deverá ser atingida dentro de 170 anos, prevê o Fórum Económico Mundial, um retrocesso em relação aos 118 previstos em 2015.
A Associação de Municípios reconheceu hoje que o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) tem aspetos positivos, como o aumento de 2,9% das transferências de fundos para as autarquias, que inverte as reduções registadas ao longo dos últimos anos.
A Comissão Europeia anunciou hoje a intenção de rever a tributação das empresas no mercado único, promovendo um sistema de impostos sobre as companhias justo e favorável ao crescimento.
A proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) confirma o compromisso do Governo com a consolidação orçamental, mas não resolve completamente os riscos resultantes do baixo crescimento e dos problemas existentes no setor financeiro, segundo a Fitch Ratings.
A greve dos trabalhadores da empresa de tratamento de resíduos Valorsul, que se iniciou à 00:00, registou até às 08:00 de hoje uma adesão de 100%, disse à agência Lusa a Comissão Sindical dos Trabalhadores.
Faltam 15 milhões de euros à Nova School of Business and Economics para chegar aos 50 milhões necessários para o novo campus em Carcavelos, disse ao SAPO24 Pedro Santa Clara, presidente da Fundação Alfredo de Sousa, responsável pela criação e desenvolvimento da campanha de angariação de fundos.
Os trabalhadores da Empresa de Manutenção de Material Ferroviário (EMEF) vão fazer hoje uma vigília junto ao Ministério do Planeamento, para exigir a integração dos precários nos quadros e um plano de admissão de efetivos necessários à atividade.
O grupo chinês HNA, acionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul, chegou a acordo para comprar 25% do capital da cadeia hoteleira norte-americana Hilton, anunciou hoje em comunicado.
O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou hoje que a entrega da gestão da Valorsul a privados degradou as condições laborais do trabalhadores da empresa de resíduos, que iniciaram esta madrugada uma greve de 32 horas.
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) afirma que, para 2017, "está projetada uma manutenção da carga fiscal", quando o Governo tinha antecipado “uma ligeira redução”, e que a estrutura desta carga se manterá face a 2016.
A UTAO admite que, se a injeção de capital na CGD fizer com que o endividamento líquido global supere o limite autorizado para este ano, será necessário um "orçamento retificativo para que a recapitalização possa ser efetuada ainda em 2016".
A UTAO lamenta a ausência de alguma informação, alerta para "o risco de desadequação à realidade" das projeções de receita e de despesa para 2017, e critica o "retrocesso em termos de transparência orçamental".
A UTAO estima que a proposta orçamental de 2017 inclua uma 'almofada' de pouco mais de 1.500 milhões de euros - entre reserva orçamental, dotação provisional e cativos - mas alerta que a utilização das verbas cativadas agravará o défice.
A UTAO alertou hoje que o plano de regularização de dívidas, que pode incluir um perdão de juros, com o qual o Governo espera arrecadar 100 milhões de euros por ano, pode não ser aceite como medida permanente por Bruxelas.
O Presidente da República reiterou hoje que os dados conhecidos da execução orçamental mostram que há "condições para que o défice fique em 2,5%", um "número confortável para a União Europeia" e por isso "bom para Portugal".
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) alertou hoje que as medidas discricionárias apresentadas pelo Governo na proposta orçamental de 2017 "podem vir a ser consideradas insuficientes" para cumprir o ajustamento estrutural recomendado por Bruxelas.
O Estado arrecadou mais de 29.300 milhões de euros em impostos até setembro, um aumento de 263,2 milhões de euros face ao mesmo período de 2015, resultado do aumento da receita dos impostos indiretos.