O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu hoje o estreitamento das relações do Brasil com a Rússia e criticou as tarifas ao comércio internacional impostas pelos Estados Unidos num encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, em Moscovo.
O primeiro-ministro falou hoje ao telefone com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a quem reafirmou o apoio de Portugal contra a invasão russa e a favor do objetivo de se alcançar uma paz justa e duradoura.
Uma estátua do ditador soviético Josef Estaline foi inaugurada numa área da Ucrânia controlada pela Rússia, para celebrar o 80º aniversário da derrota da Alemanha nazi pela União Soviética.
Uma estatueta de terracota representando o recém-eleito Papa Leão XIV está em exposição na Via San Gregorio Armeno, também conhecida como “Rua dos Presépios”, em Nápoles, Itália.
A obrigatoriedade de fecho de cerca de 60 estabelecimentos de Lisboa, junto ao Marquês de Pombal e Parque Eduardo VII, prevista para sábado à tarde, fica sem efeito após o jogo Benfica-Sporting, caso não haja campeão nacional de futebol.
Um avião da Sata Air Açores que fazia a ligação entre as ilhas do Faial e das Flores divergiu hoje para a Terceira na sequência de um problema técnico, anunciou a companhia aérea.
O dispositivo de segurança na peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, onde o espaço aéreo na envolvente vai estar interditado, é de cerca de 240 militares, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana.
O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa recusou o pedido de Luís Montenegro para a retirada dos cartazes do Chega em que o primeiro-ministro aparece ao lado do ex-chefe do Governo socialista José Sócrates associado ao tema da corrupção.
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou hoje uma greve às novas provas de monitorização das aprendizagens (ModA) do 4.º e do 6.º anos de escolaridade, que substituem as anteriores provas de aferição.
As organizações não-governamentais do ambiente (ONGA) da Coligação C7 alertaram hoje que vão interpor uma providência cautelar caso avance a construção da Barragem do Pisão, no Crato, distrito de Portalegre.
Milhares de peregrinos a pé estão já a dirigir-se para Fátima, onde nos dias 12 e 13 de maio se destacam as cerimónias da primeira peregrinação aniversária de cada ano à Cova da Iria. Mas o caminho é longo e há questões a considerar antes e durante o percurso, bem como depois de se chegar ao Santuár
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, denunciou esta sexta-feira uma possível espionagem dos Estados Unidos na Gronelândia, depois de o jornal Wall Street Journal (WSJ) ter informado que Washington quer fortalecer a sua supervisão do território autónomo dinamarquês cobiçado por Donald
Quinze queijarias de Castelo Branco produzem mais de 135 mil quilos por ano dos três queijos da Beira Baixa, a única região do Centro do país com três queijos de Denominação de Origem Protegida (DOP).
O presidente executivo da EDP detalhou hoje que a E-Redes vai alocar 20% do investimento previsto de 1,6 mil milhões de euros até 2030 para reforço das redes, e que o impacto nas tarifas será “imaterial”.
A dificuldade no recrutamento de nadadores-salvadores acentua-se no interior do país e o presidente da Orla Periférica defendeu que há falta de planeamento para antecipar o problema.
A presidente da Comissão Europeia apelou hoje a um "grande investimento" em redes energéticas, interconectores e nas capacidades de armazenamento de eletricidade para tentar contrariar os preços de energia "estruturalmente elevados" na União Europeia (UE).
Cerca de cinco meses após a entrada em vigor da comparticipação de medicamentos para antigos combatentes, ainda há quem não consiga ter este benefício quando vai à farmácia, uma situação que o ministério diz ser residual.
Os portugueses tiveram pior sono durante a pandemia e no início da guerra na Ucrânia, verificando-se um aumento de pesadelos, emoções negativas e distúrbios do sono, concluiu uma investigação do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.
O presidente da Assembleia da República salientou as "décadas de paz" no continente europeu, mas também alerta que é preciso agir em defesa da paz na Ucrânia e pelo alargamento e reforma do projeto europeu.
O primeiro-ministro polaco declarou hoje que a cláusula de apoio mútuo em caso de agressão constitui a essência do tratado que Polónia e França vão assinar em Nancy, no leste de França.