Segundo a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, a Polícia de Segurança Pública (PSP) foi chamada ao centro de Braga durante esta madrugada para dispersar um ajuntamento de perto de 200 pessoas, na sua maioria jovens.
Apesar de os bares estarem já encerrados – a PSP diz que, devido aos condicionalismos impostos pela pandemia, “pelas 23:00 começam a fechar” – a concentração juntou cerca de uma centena de pessoas, num ajuntamento não autorizado devido aos riscos de contágio da covid-19.
A ocorrência deu-se no Campo das Hortas, espaço acorrido pelos habitantes da cidade como ponto de encontro ao ar livre para convívio e consumo de bebidas alcoólicas.
De acordo com o jornal, a PSP de Braga chegou ao local às 1:20 horas deste domingo e deu ordem aos presentes para desmobilizar. A operação ocorreu sem incidentes, tendo as autoridades mobilizado dois carros patrulha, uma equipa da Investigação Criminal e uma carrinha da Equipa de Intervenção Rápida.
O mesmo diário dá conta ainda de que outro espaço normalmente utilizado para convívio noturno, o Campo das Carvalheiras, foi vedado pela Polícia Municipal para impedir ajuntamentos no local.
Durante a noite, ocorreu uma situação análoga no centro do Porto. Segundo avança a SIC Notícias, a PSP foi chamada para dispersar perto de 300 pessoas concentradas na zona de bares junto ao jardim da Cordoaria, no centro da cidade.
A polícia terá usado um altifalante para desmobilizar as pessoas, também na sua maioria jovens, perto da meia-noite. Uma testemunha disse ao canal privado de que os presentes estavam "todos a beber, em confraternização, sem máscaras”.
Sucedendo-se casos desta natureza um pouco por todo o país, ontem Marcelo Rebelo de Sousa fez um apelo aos jovens, pedindo para dar o exemplo. "Têm de dar o exemplo no distanciamento, em não haver ajuntamentos, não fazendo aquilo que às vezes apetece fazer que é ir amontoados para as praias, para as festas e outras coisas assim e depois obrigam a que as autoridades crescentemente tenham de intervir”, advertiu.
Na mesma iniciativa, Marta Temido, voltou hoje a apelar a comportamentos responsáveis face à pandemia da covid-19, nomeadamente por parte dos mais jovens, de forma a “não desperdiçar o esforço feito nos últimos meses”.
Na madrugada de ontem, a PSP dispersou mais de mil pessoas de uma festa convocada pelas redes sociais para a praia de Carcavelos, quando vigora no país a proibição de ajuntamentos desta dimensão.
A pandemia de covid-19 já provocou cerca de 460 mil mortos e infetou mais de 8,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.528 pessoas das 38.841 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
[Notícia atualizada às 11:33]
Comentários