“A revolução do bem comum” chega ao Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, por iniciativa do Espaço Ó, onde uma equipa interdisciplinar desenvolve ações de “integração da comunidade local na criação e promoção dos produtos da região”, explicou à Lusa Joana Rodrigues, coordenadora do projeto “Ativa-te”.
O projeto - que envolve desde empreendedores locais, a comunidade escolar, os utentes de centros de dia e lares do concelho e a Silver Coast Volunteers, uma associação de voluntários para a integração de estrangeiros - vai desenvolver no domingo, no âmbito do Folio, “uma conjunto de atividades que culminam com uma festa comunitária à entrada vila, onde cada um dará o que quiser, desde comida para partilhar, à música ou à poesia”, disse a mesma responsável.
Mas antes, "a revolução na comunidade" inicia-se com a abertura de uma loja para exposição e venda dos produtos criados no Espaço Ó, denominada “Identidade” e onde, até ao final do Folio, poderão ser adquiridos os produtos feitos pelos envolvidos no projeto.
Em frente à loja, na Porta da Vila, “vai ser distribuído um manifesto à terra” e “800 árvores autóctones que as pessoas podem plantar onde quiserem e ajudar a recuperar os pinhais”, acrescentou Joana Rodrigues.
À festa da comunidade chegarão ainda “tartes que também mudam o mundo”, ou seja, explicou Joana, “tartes feitas com fruta que cai das árvores e que normalmente fica no chão”, mas que desta vez foram apanhadas por pessoas de uma quinta pedagógica e por uma engenheira ambiental, para este projeto.
No local decorrerá ainda um atelier de serigrafia, no âmbito do qual o público do Folio “vai deitar palavras ao vento”, escolhendo uma palavra para serigrafar que será depois atada a elásticos na Porta da Vila, onde ficarão ao vento.
Sob o tema “Revoluções Revoltas e Rebeldias”, o Folio, que na quinta-feira abriu portas em Óbidos, desenvolve-se em cinco capítulos - Autores, Folia, Educa, Ilustra e Folio Mais.
Vinte e nove mesas de autores, dez exposições, 15 conversas e um seminário internacional marcam o programa da terceira e mais internacional edição do festival que se prolonga até ao dia 29.
Comentários