Se o slogan "Make America great again" ["Fazer a América grande de novo"] ficou conhecido pelos valores tradicionais que trazia à campanha de Donald Trump, agora a mesma frase foi reutilizada para representar os imigrantes na América, divulga o El País.

O restaurante Sunset Junction Coffee Shop, em Los Angeles, acrescentou, nas suas faturas, uma mensagem caricata: "Os imigrantes fazem a América grande... e cozinham e servem a tua comida".

Uma fotografia de uma fatura foi publicada no Twitter pela jornalista Sophie Heawood, que colabora com os jornais The Times, Independent e The Guardian.

Neste caso concreto, a compra de um burrito - prato tradicional mexicano - faz com que a mensagem seja intensificada, tendo em conta a presença de produtos estrangeiros no menu.

O restaurante acrescentou a frase nas faturas em fevereiro e, até ao momento, a ideia foi bem recebida pelos clientes. Mas esta não é a primeira vez que o slogan de Trump serve como crítica contra o presidente: já em janeiro tinha sido utilizado na marcha das mulheres - "O ódio não fará grande a América" -, entre outros exemplos.

A América e os imigrantes 

Reconhecida e assumida como nação de imigrantes, os Estados Unidos debatem-se há 150 anos com a questão da imigração. Chineses, judeus, italianos, comunistas e agora muçulmanos já estiveram na mira de leis que limitam a entrada a estrangeiros que sempre foram aprovadas em nome da segurança nacional.

No início de junho, o presidente norte-americano pediu ao Supremo Tribunal do país para repor o decreto de lei para impedir a entrada de pessoas de seis países de maioria muçulmana: Irão, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen. A 26 de junho, o Tribunal permitiu que algumas metidas sejam aplicadas. A decisão final sobre o veto será apenas tomada no outono.

O Supremo Tribunal afirmou que os estrangeiros com relações com os Estados Unidos não podem ser impedidos de entrar no país. Contudo, aqueles que nunca estiveram no país ou não têm "nenhuma relação de boa-fé com uma pessoa ou entidade dos Estados Unidos" podem não conseguir entrar.

A política de imigração de Donald Trump trouxe à ribalta um tema que é tudo menos novo nos Estados Unidos. E, na realidade, a história do país 'esconde' muitos episódios nos quais as fronteiras americanas foram fechadas brutalmente aos estrangeiros.