Raduan Nassar era um dos escritores de oito países confirmados para participar no Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que vai decorrer na vila entre os dias 19 e 29.
O autor alegou motivos “exclusivamente de saúde” para cancelar a sua participação no evento e apresentou desculpas pelos “transtornos” decorrentes desta desistência.
Em comunicado, a editora Penguin Random House lamenta não se concretizar a “oportunidade única de trazer a Portugal um dos mais aclamados autores da língua portuguesa”, embora o autor tivesse “dado indicações que só participaria na condição de não dar entrevistas”.
Raduan Nassar é natural de Pindorama, interior de São Paulo, descendente de libaneses.
O autor publicou o primeiro romance, “Lavoura Arcaica”, em 1975 e, em 1984, anunciou o abandono da literatura para se dedicar à agricultura e à criação de coelhos.
O Folio levará este ano a Óbidos, para além dos portugueses, escritores do Canadá, Croácia, Brasil, França, Hungria, Colômbia e Espanha.
Anaïs Barbeau-Lavalette, Joseph Boyde, Rosemary Sullivan e Patrice Lessard são os nomes confirmados no âmbito de uma parceria com o Festival Littéraire International de Montréal [Canadá] - Metropolis Bleu.
Já a Sociedade de Escritores Croatas levará Sibila Petlevski e Ivana Bodrozic.
De França, participarão Laurent Binet e Maylis de Kerangal; da Hungria Viktor Sebestyen; da Colômbia Jerónimo Pizarro e Plínio Apuleyo Mendoza, e de Espanha Fernando Aramburu, Dolores Redondo, J. A. González Sainz e César Antonio Molina.
Entre os autores portugueses destaque para Mário de Carvalho, Dulce Maria Cardoso, Carlos Querido, Mário Cláudio, Henrique Monteiro, Anabela Mota Ribeiro [que foi curadora da Folia nas anteriores edições] e Pedro Norton, a par com escritores como José Milhazes que este ano integrará a programação da Fundação Francisco Manuel dos Santos nas mesas de autores do festival.
Comentários