Em comunicado ao mercado, a Sonae informa que Paulo Teixeira de Azevedo, Ângelo dos Santos Paupério, José Manuel Neves Adelino, Margaret Lorraine Trainer, Marcelo Faria de Lima, Carlos Moreira da Silva, Fuencisla Clemares, Philippe Haspeslagh, Cláudia Teixeira de Azevedo e João Dolores compõem o novo Conselho de Administração.
Os membros eleitos para integrar o Conselho de Administração da Sonae decidiram designar para 'chairman' Paulo de Azevedo e constituir uma comissão executiva com Cláudia Azevedo, na presidência, e João Dolores.
Em julho de 2018 tinha já sido anunciado que Cláudia Azevedo - a filha mais nova de Belmiro Azevedo, que morreu em novembro de 2017 - sucederia na presidência executiva do grupo ao irmão Paulo Azevedo e a Ângelo Paupério, que partilhavam o cargo. Paulo Azevedo mantém-se, contudo, na presidência não executiva do Conselho de Administração, cargo que ocupa desde 2015.
Esta é a primeira grande mudança do grupo após a morte de Belmiro de Azevedo.
A sucessão na liderança da Sonae foi feita a pedido da Efanor (que detém 53% da Sonae SGPS, 63% da Sonae Capital e 69% da Sonae Indústria), “na sequência da vontade manifestada pelos engenheiros Paulo Azevedo e Ângelo Paupério de, após o termo do atual mandato, passarem o testemunho das funções executivas até agora exercidas”.
Nos últimos anos, Cláudia Azevedo foi presidente executiva da Sonae Capital (empresa com negócios em hotelaria, ‘fitness’ e energia), cargo a que, entretanto, renunciou para preparar a presidência executiva da Sonae SGPS.
Os acionistas da Sonae aprovaram ainda a proposta da administração da Sonae SGPS de distribuição aos acionistas de um dividendo bruto de 0,0441 euros por ação, mais 5% do que no ano anterior, correspondendo a um ‘dividend yield’ de 5,4% face à cotação de fecho de 31 de dezembro de 2018 (0,81 euros) e a um ‘payout ratio’ de 42% face ao resultado direto atribuível aos acionistas da Sonae.
A filha mais parecida com Belmiro de Azevedo
Cláudia Azevedo é apontada entre os três filhos de Belmiro de Azevedo como a mais parecida com o pai e fez carreira desde a década de 90 em várias áreas de negócio do grupo.
A filha mais nova do empresário Belmiro de Azevedo, irmã de Nuno Azevedo e de Paulo Azevedo, a quem agora sucede, completou 49 anos em 13 de janeiro e tem dois filhos, sendo licenciada em Gestão pela Universidade Católica do Porto, com um MBA (sigla em inglês de Master of Business Administration) na escola francesa de negócios Insead.
Nas palavras do pai, que morreu em novembro de 2017, Maria Cláudia Teixeira de Azevedo sempre foi, dos três filhos, a mais parecida com ele, “em termos emocionais e comportamentais”, tendo sido por ele apontada em 2008 no livro “O Homem Sonae” como a que “tem mais ‘killer instinct’”.
Cláudia ingressou na Sonae no início da década de 90, no ‘marketing’ do Banco Universo, tendo desde então desempenhado diversos cargos nas várias áreas de negócio do grupo, sobretudo em áreas ligadas à comunicação, publicidade e ‘marketing’.
Em 1998 assumiu a direção de ‘marketing’ da operadora de telecomunicações Optimus e em 2006 chegou à administração da Sonaecom, sendo administradora da operadora NOS e do jornal Público. Em 2012 tornou-se administradora da Zopt, empresa constituída pela Sonaecom e por Isabel dos Santos para controlar a Zon-Optimus, empresa que resultou da fusão das duas companhias.
Desde 2013 era presidente executiva da Sonae Capital, empresa do grupo que tem negócios na área do turismo, ‘fitness’ e energia, tendo entretanto renunciado a este cargo para se preparar para a presidência executiva da Sonae SGPS, um dos maiores grupos empresariais portugueses, com negócios nas áreas do retalho alimentar, saúde e bem-estar, desporto, eletrónica, imobiliário, turismo, serviços financeiros, centros comerciais, telecomunicações e tecnologias emergentes.
Segundo vários perfis publicados nos últimos anos na imprensa, Cláudia Azevedo tem um perfil duro, austero, racional e obstinado, semelhante ao do pai, não gostando de aparecer em eventos públicos e mantendo grande discrição sobre a sua vida privada. Apesar de muito reservada, diz-se que tem sentido de humor.
(Notícia atualizada às 21h12)
Comentários