"Será a Repetição de Ano Benéfica para os Alunos?” é um estudo da autoria de Luís Castela Nunes, da Nova School of Business and Economics, Ana Balcão Reis e Carmo Sobral, que é apresentado hoje em Lisboa, no âmbito do ciclo de debates "Mês da Educação", promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Para analisar os efeitos do chumbo, os investigadores decidiram acompanhar o percurso escolar de um grupo de estudantes que frequentavam o 4.º ano em 2006/2007 e seguiram a sua trajetória escolar até realizarem os exames finais do 6.º ano.
Para o estudo foram escolhidos os alunos com negativa nos dois exames nacionais do 4.º ano de Matemática e Português, uma vez que chumbar a essas provas não implicava reprovar de ano.
A equipa da Universidade Nova de Lisboa dividiu então os alunos em dois novos grupos: os que ficaram retidos no 4.º ano e os que passaram para o 5.º ano com negativa às duas provas.
Os investigadores compararam assim alunos com baixo desempenho escolar mas diferentes percursos escolares e concluíram que reter um aluno tão novo tem um impacto muito pequeno ou nulo nas notas obtidas em anos seguintes.
No geral, os alunos que ficaram retidos acabaram por melhorar muito pouco as suas notas: houve um aumento de cerca de 0,1 valores na escala de 1 a 5 nas provas nacionais de 6º ano, conclui o estudo.
Sendo que, no caso dos rapazes, o efeito no seu desempenho foi mesmo nulo, conclui o estudo ao acompanhar o percurso dos alunos entre 2006/2007 e 2009/2010.
Os investigadores defendem que os resultados do estudo não podem ser usados para decidir se um dado aluno deve ou não ser retido: “Alguns alunos podem beneficiar duma retenção, enquanto outros podem ser afetados negativamente”.
“A progressão escolar nos anos subsequentes parece ser mais rápida para os alunos inicialmente retidos do que para os alunos que transitam. Mas mesmo quando obtemos um efeito positivo da retenção na progressão escolar subsequente, esse efeito não é suficientemente forte para compensar o ano de atraso causado pela retenção inicial”, defendem os investigadores que acabam por concluir ao mesmo tempo que, afinal, “o efeito geral da retenção na progressão escolar de um aluno de baixo desempenho é negativo”.
Em Portugal há uma maior propensão para reter os rapazes, nacionais ou descendentes de outros países de língua portuguesa, assim como os alunos com mães com nível de educação inferior, sublinham ainda os investigadores.
Já “o facto de receber apoio social escolar ou de ter computador ou internet em casa não influencia a probabilidade de retenção”, lê-se no documento que será hoje apresentado na Torre do Tombo, em Lisboa.
Portugal é um dos países da OCDE com a mais elevada taxa de retenção e cada chumbo representa elevados custos para o sistema de ensino, por isso os investigadores defendem que esses recursos financeiros “poderiam ser usados em políticas educacionais alternativas mais eficazes no apoio aos alunos com baixo desempenho”.
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