O presidente do executivo, Carlos Carreiras, afirmou que a autarquia está consciente que “a mobilidade é o grande problema dos centros urbanos no presente e no futuro” e, por isso, a aposta do executivo nessa área.
Na quarta-feira, o município assinou um acordo com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, em Alcabideche, concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, que vai permitir aos alunos desta instituição de ensino usufruir, a partir de 01 de novembro, da plataforma MobiCascais de forma gratuita.
“Os alunos da Escola Superior de Saúde do Alcoitão deixam de ter qualquer custo no transporte coletivo e isso leva a que o sistema que passam a dispor dê um maior desafogo às próprias famílias, maior conforto e segurança e optam por um transporte que é menos agressor do ambiente”, afirmou Carlos Carreiras.
O autarca adiantou ainda que estão a ser já trabalhados protocolos com outras entidades o que possibilitará a extensão do transporte gratuito a mais utentes de instituições no concelho.
“No futuro, a nossa intenção é que todos os estudantes tenham custo zero nos transportes, neste momento até aos 14 anos não pagam nada dentro do MobiCascais e será progressivo até atingir os 21 anos para todos os jovens que estão a estudar. Do mesmo modo os mais de 65 [anos] neste momento pagam um valor muito inferior em relação ao passe e irá ser reduzido até chegar ao valor zero”, disse.
Para o autarca, é essencial “induzir esta alteração cultural” de substituir o “transporte individual pelo coletivo”.
“Espero chegar ao final deste mandato com os jovens até 21 anos a não pagarem transporte, dentro do sistema MobiCascais, e os mais de 65 anos também não o fazerem, o mesmo se passará com os cidadãos com mobilidade reduzida”, concluiu.
Comentários