Segundo a Proteção Civil, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, a atividade sísmica que se regista em São Miguel desde a tarde de sexta-feira “diminuiu ao longo do dia seguinte, aproximando-se dos níveis de referência”.
“Todos os eventos registados nas últimas 24 horas foram de baixa magnitude e localizaram-se na faixa que se desenvolve entre Furnas e Água Retorta, no concelho da Povoação, não havendo qualquer notícia de terem sido sentidos pela população”, adianta a Proteção Civil regional.
Na sexta-feira, registou-se um “incremento da atividade sísmica” no vulcão das Furnas, havendo ainda o registo de “alguns microssismos” na área do vale das Furnas.
“Registou-se desde as 14:27 de hoje [sexta-feira] um incremento da atividade sísmica no vulcão das Furnas, em São Miguel, numa faixa com cerca de cinco quilómetros de comprimento, direção noroeste/sueste, que se estende da zona da Ribeira Quente até à lagoa das Furnas”, informou a Proteção Civil regional.
Os sismos “mais energéticos ocorreram às 14:46, com magnitudes 3,1 e 3,0, e tiveram epicentros localizados a dois e a um quilómetro, respetivamente, a noroeste da Ribeira Quente, no concelho da Povoação”.
Estes foram sentidos com intensidade máxima V/VI na escala de Mercalli Modificada na Ribeira Quente.
“Os eventos foram ainda sentidos com intensidade V nas Furnas, IV/V na Povoação, e IV no Faial da Terra, no concelho da Povoação, e Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo”.
No sábado, a atividade sísmica na zona das Furnas já evidenciava uma tendência decrescente.
Comentários