A direção do aeroporto teve a ideia deste projeto, batizado de "Zen Dog", após uma sondagem de satisfação.

Procuravam uma maneira de "oferecer uma experiência de viagem mais relaxante e agradável", disse à AFP Maja Bajalska Georgievska, chefe de comunicação do grupo TAV Macedonia, que administra o aeroporto.

"O objetivo é criar um ambiente mais tranquilo para os passageiros, porque sabemos que viajar pode ser stressante", explica.

Dino passeia com semblante amigável pelos vários portões de embarque, sempre disponível para receber os passageiros antes de embarcarem nos aviões.

"Mesmo quando os viajantes não se aproximam dele, ele tenta interagir", afirma Vesna Kiskovska, a treinadora.

"Ele é um golden retriever, uma raça que adora fazer amigos", acrescenta a jovem, cuja família é dona de um canil.

Quando representantes do aeroporto a contactaram procuravam um cão com as "características necessárias para este tipo de missão", e escolheu o Dino pela sua natureza dócil. "E acabou por ser uma excelente escolha!", comemora a treinadora.

Desde novembro, levou Dino ao aeroporto dezenas de vezes, geralmente em horários de pico, com reações "muito positivas" em todas as vezes.

"Acho que é uma ótima ideia porque muitas pessoas ficam muito nervosas ou ansiosas quando viajam de avião, e os cães acalmam-nas", diz Sophie Francen, uma turista holandesa de 25 anos. "É uma excelente iniciativa", elogia.

Esta é a primeira iniciativa deste tipo na região e, por enquanto, a única nos 15 aeroportos operados pela TAV Airports.

Não se sabe se Dino terá sucessores, mas por enquanto distrai crianças prestes a viajar, a quem não se cansa de oferecer a pata em troca de um mimo. Os funcionários do aeroporto ficam felizes com a possibilidade de acariciá-lo entre dois voos.