Paz entre a Rússia e a Ucrânia pode passar pelo Vaticano. Como?
Na sexta-feira, as delegações russa e ucraniana abandonaram Istambul depois de terem concluído um dia de negociações diretas sem resultados significativos.
A delegação ucraniana, liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, reuniu-se primeiro com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, e depois com a delegação russa, chefiada pelo conselheiro presidencial Vladimir Medinsky, que também foi recebido pelo chefe da diplomacia do país anfitrião.
"Hoje foi um dia importante para a paz mundial. Graças aos intensos esforços diplomáticos, as delegações russa e ucraniana realizaram uma reunião em Istambul, com o apoio da Turquia", escreveu Fidan na rede social X após as conversações dos representantes de Kiev e Moscovo, que duraram menos de duas horas.
Além de concordarem com a troca de mil prisioneiros de cada lado — que vai acontecer na próxima semana — "como medida de construção de confiança", também "chegaram a um acordo para partilhar por escrito as condições em que um cessar-fogo poderia ser acordado", relatou o ministro turco.
"Houve um acordo em princípio para nos voltarmos a reunir", acrescentou Fidan, sublinhando que a Turquia continuaria a fazer "esforços para ajudar a alcançar uma paz duradoura entre a Rússia e a Ucrânia", ao fim de mais de três anos desde o início da invasão russa do país vizinho.
"A Ucrânia está pronta para tomar medidas o mais rapidamente possível para alcançar a paz real, e é importante que o mundo mantenha uma posição forte", afirmou Zelensky nas redes sociais a seguir ao telefonema conjunto.
Zelensky reiterou que a posição da Ucrânia é manter a pressão sobre a Rússia até que "esteja pronta para acabar com a guerra", afirmando que acredita que "se os russos rejeitarem um cessar-fogo completo e incondicional e o fim dos assassínios", merecem fortes sanções.
Entretanto, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse que o Vaticano poderá ser local para conversações de paz entre Rússia e Ucrânia, depois de o Papa ter prometido “todos os esforços” para ajudar a acabar com a guerra.
O Vaticano pode ser mediador da paz?
Em declarações aos jornalistas em Roma, antes de se encontrar com o cardeal Matteo Zuppi, atual presidente da Conferência Episcopal Italiana, Rubio disse que iria discutir as possíveis formas de ajuda do Vaticano, “o estado das conversações, as atualizações (…) e o caminho a seguir”.
Questionado sobre se o Vaticano poderia ser um mediador de paz, Rubio respondeu: “Não lhe chamaria mediador, mas (…) é um sítio onde ambas as partes se sentiriam confortáveis em ir”.
“Portanto, falaremos sobre tudo isso e, obviamente, estaremos sempre gratos ao Vaticano pela sua disponibilidade para desempenhar este papel construtivo e positivo”, disse Rubio, na Embaixada dos Estados Unidos da América em Roma.
O caminho começou com o Papa Francisco. Como?
O Vaticano tem uma tradição de neutralidade diplomática e há muito que vinha a oferecer os seus serviços para tentar facilitar as conversações, mas viu-se marginalizado durante a guerra total, que começou em 24 de fevereiro de 2022.
O Papa Francisco, que muitas vezes irritou ambos os lados com os seus comentários, confiou a Zuppi um mandato para tentar encontrar caminhos de paz. Mas o mandato parecia restringir-se a ajudar a facilitar o regresso de crianças ucranianas levadas pela Rússia, embora a Santa Sé também tenha conseguido mediar algumas trocas de prisioneiros.
Como é que Leão XIV vai tratar o tema da guerra?
Leão XIV retomou o apelo de Francisco à paz na Ucrânia na sua primeira bênção dominical como pontífice. Apelou a todas as partes para que façam tudo o que for possível para alcançar “uma paz autêntica, justa e duradoura”.
O Papa, que quando era bispo no Peru tinha chamado à guerra na Ucrânia uma “invasão imperialista”, prometeu esta semana pessoalmente “fazer todos os esforços para que a paz prevaleça”.
Num discurso dirigido aos católicos de rito oriental, incluindo a Igreja Greco-Católica da Ucrânia, Leão XIV implorou às partes em conflito que se reunissem e negociassem.
“A Santa Sé está sempre pronta a ajudar a reunir os inimigos, cara a cara, para falarem uns com os outros, para que os povos de todo o mundo possam voltar a encontrar esperança e recuperar a dignidade que merecem, a dignidade da paz”, afirmou.
Há mais figuras no Vaticano a falarem deste esforço de paz?
O Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, reiterou a oferta do Vaticano para servir de local para conversações diretas, dizendo que o fracasso das negociações em Istambul para chegar a um cessar-fogo esta semana foi “trágico”.
“Esperávamos que se iniciasse um processo, lento, mas positivo, para uma solução pacífica do conflito”, disse Parolin à margem de uma conferência, acrescentado: “Mas, em vez disso, voltámos ao início”.
Questionado sobre o que implicaria concretamente uma tal oferta, Parolin disse que o Vaticano poderia servir de local para um encontro direto entre as duas partes.
“O objetivo seria chegar a isso, que pelo menos conversassem. Veremos o que acontece. É uma oferta de um lugar”, afirmou.
“Sempre dissemos, repetidamente, às duas partes que estamos à sua disposição, com toda a discrição necessária”, afirmou Parolin.
Em que outras iniciativas diplomáticas se tem envolvido a Santa Sé?
O Vaticano conseguiu o que foi talvez o maior feito diplomático do pontificado de Francisco quando facilitou as conversações entre os Estados Unidos e Cuba, em 2014, que resultaram no reatamento das relações diplomáticas.
A Santa Sé também tem sido frequentemente anfitriã de iniciativas diplomáticas muito menos secretas, como quando reuniu os líderes rivais do Sudão do Sul, em 2019. O encontro ficou célebre com a imagem de Francisco a inclinar-se para beijar os pés dos líderes rivais, pedindo-lhes que fizessem a paz.
Talvez a iniciativa diplomática mais crítica da Santa Sé tenha ocorrido durante o auge da crise dos mísseis cubanos, quando, no outono de 1962, o primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev ordenou a instalação secreta de mísseis nucleares em Cuba, que foram rapidamente detetados por aviões espiões americanos.
Enquanto a administração Kennedy ponderava a sua reação, com a ameaça de uma guerra nuclear a pairar no ar, o Papa João XXIII apelou à paz num discurso público na rádio, num discurso aos embaixadores do Vaticano e escreveu também em privado a Kennedy e a Khrushchev, apelando ao amor dos dois pelos seus povos.
Muitos historiadores consideram que os apelos de João XXIII ajudaram ambas as partes a afastarem-se da iminência de uma guerra nuclear.
*Com Lusa
- 21:22
- Manifestantes pró-Palestina e a polícia entraram hoje em confronto em Basileia, Suíça, onde está a decorrer o 69.º Festival Eurovisão da Canção, durante uma manifestação que juntou várias centenas de pessoas contra a participação de Israel no concurso.
-
- 21:13
-
As imagens dos festejos do Sporting após a vitória
O Sporting sagrou-se hoje bicampeão português de futebol, depois de vencer o Vitória de Guimarães, por 2-0, na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial. Estas são as imagens da festa.
-
- 20:10
-
FC Porto vence Nacional e termina I Liga na terceira posição
O FC Porto confirmou hoje o terceiro lugar na I Liga portuguesa de futebol, depois de vencer o Nacional por 3-0, na 34.ª e última jornada, remetendo o Sporting de Braga para a quarta posição.
-
- 20:09
-
Benfica empata em Braga e termina I Liga em segundo
O Benfica empatou hoje 1-1 na visita ao Sporting de Braga, na 34.ª e última jornada da I Liga de futebol, e termina o campeonato em segundo, uma vez que o Sporting venceu e conquistou o título.
-
- 20:03
-
"Bicampeões". Euforia e fogo de artifício na festa no Marquês. Acompanhe ao minuto
O Sporting venceu esta noite o Vitória, alcançando assim o bicampeonato, os leões não eram bicampeões há 71 anos.
-
- 19:12
-
Como Leão XIV salvou imigrantes e forjou uma das principais bandeiras do seu pontificado
O então bispo de Chiclayo, Robert Prevost, começou a construir um vínculo com a problemática imigrante em 2018, quando a região ficou saturada de venezuelanos em condições de vulnerabilidade que requeriam a criação de uma rede de ajuda humanitária.
-
- 18:25
-
Polémica em Atenas. Acrópole "chutada" por ténis da Adidas em anúncio publicitário
O governo grego está a mover uma ação judicial após espetáculo de drones representar ténis junto ao monumento símbolo da democracia.
-
- 17:54
-
Torreense conquista Taça de Portugal feminina ao bater Benfica na final
Um golo de Salomé Prat, em cima dos 120 minutos, garantiu hoje ao Torreense a sua primeira Taça de Portugal feminina de futebol, ao vencer na final o Benfica 2-1, após prolongamento.
-
- 16:29
-
‘Forever’: esta série é a redenção da Netflix?
Nesta edição da newsletter Acho Que Vais Gostar Disto, sobe ao palco a nova série da Netflix, ‘Forever’, que está a ser considerada por muitos como um dos trabalhos mais subestimados da plataforma de streaming.
-
- 16:05
-
Os animais vão poder falar com a ajuda de IA?
Sempre sonhaste em saber o que é o que o teu cão estava a sentir ou a querer dizer? Há uma empresa na China que acredita que esse sonho pode ser realizado.
-
- 14:52
-
Nova direção da Fenprof eleita com 96,6% dos votos
A nova direção da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), o Conselho Nacional, foi hoje eleita com 96,6% dos votos, num universo de 597 votantes, disse à agência Lusa o secretário-geral cessante, Mário Nogueira.
-
- 13:10
-
Marcelo Rebelo de Sousa: "Não votar faz ainda menos sentido do que nas outras eleições" perante este mundo "complexo e imprevisível"
Marcelo Rebelo de Sousa falou hoje ao país, na declaração mais curta de sempre, sobre as Legislativas marcadas para este domingo. Numa comunicação a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, advertiu que "até maio de 2026 não poderá haver novas eleições".
-
- 11:03
-
Psicadélicos para tratar depressão. "Com a alteração da consciência, procura-se que a pessoa e o espírito possam abrir mais"
O conceito é simples: com os psicadélicos, os doentes com depressão conseguem desinibir-se e expor mais facilmente os seus problemas. Contudo, a utilização destas substâncias necessita de vigilância por profissionais que consigam acompanhar o tratamento, devido a todos os efeitos que podem causar.
-
- 09:13
-
Vestígios únicos de Homo erectus retirados do fundo do mar em Java
As descobertas arqueológicas no fundo do mar na costa de Java, na Indonésia, permitem uma visão única de como e onde o Homo erectus viveu há 140.000 anos.
-
- 08:42
-
Grande produtor de vinho pode ter de abandonar as suas vinhas espanholas devido à crise climática: "A irrigação é o futuro"
A Familia Torres produz vinho na Catalunha desde 1870, mas afirma que poderá ter de se mudar para altitudes mais elevadas dentro de 30 anos.
-
- 08:13
-
Histórico. É mulher, inspetora da PJ e estará no mundial de râguebi como árbitra assistente
Maria Heitor continua a fazer história na arbitragem portuguesa. A inspetora da PJ abriu o livro no Seis Nações Feminino. Agora, sobe no patamar e será árbitra assistente no mundial de Inglaterra. Feito inédito
-
- 08:07
-
Seis histórias da primeira semana de pontificado de Leão XIV
O cardeal norte-americano Francis Robert Prevost foi eleito a 8 de maio como Papa Leão XIV, durante o Conclave para eleger o sucessor de Francisco, que morreu a 21 de abril, aos 88 anos. O pontificado ainda agora começou, mas já há alguns episódios que demonstram o perfil do novo pontífice.
-
- 08:06
-
O funk já foi da noite, agora MC Pedrinho quer falar para o mundo
MC Pedrinho apresentou-se em Lisboa para o espetáculo "Baile do MC Pedrinho", com a energia habitual e o carisma que o caracterizam. O SAPO24 esteve à conversa com o artista, que começou a carreira aos 11 anos. Hoje, com 23, recorda os altos e baixos que o tornaram num dos artistas brasileiros mais
-