Ventura diz que o governo "parece uma agência da Remax" e Montenegro oferece-lhe um terreno
O SAPO24 esteve a acompanhar esta tarde a apresentação da primeira moção de censura ao governo de Luís Montenegro. Esta acontece menos de 11 meses depois de tomar posse pelo Chega.
O debate começou no parlamento, às 15h00, com o título “Pelo fim de um Governo sem integridade, liderado por um primeiro-ministro sob suspeita grave”. A origem é a situação da empresa da qual Luís Montenegro foi sócio até junho de 2022 e que agora pertence à sua mulher e aos filhos de ambos.
Entre as intervenções mais marcantes dos vários grupos parlamentares destacou-se a do líder do Chega que destacou que: "Chegámos aqui porque este emprego se tornou uma agência de empregos e não um governo a trabalhar por Portugal". "Este governo mais parece uma agência da Remax", devido aos casos que surgiram nos últimos dias e que envolvem os ministros da Coesão, do Trabalho ou da Justiça, disse ainda.
Depois das múltiplas intervenções dos vários grupos parlamentares, o primeiro-ministro afirmou que: "Se André Ventura ou algum deputado da bancada do Chega conseguir demonstrar que as alterações à lei dos solos tem implicação na utilização e reconfiguração desta propriedade, eu sou menino para violar fortemente a minha consciência fraternal e oferecer este terreno ao Chega".
Enumerou ainda os patrimónios “do magnata imobiliário” que o Chega diz ser o primeiro-ministro e descreveu cada um dos terrenos, reforçando algumas características, como as árvores de fruto que cada um tem.
Em exemplos concretos disse que numa das casas passava férias e lembra-se do facto desta “não ter nem água nem luz”. “São estas propriedades o destino da lei dos solos”, ironizou.
Como foram as votações?
PSD, PS, Iniciativa Liberal, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PAN e Livre votam contra moção de censura.
A moção contou ainda com abstenção do PCP. A favor, apenas teve o Chega e deputado não-inscrito Miguel Arruda.
Recorde-se que durante o debate todos os partidos acusaram o Chega de ter apresentado a moção de censura com o intuito de desviar a atenção das polémicas que têm envolvido membros do partido.
No total, participaram na votação 223 deputados, num universo de 230, e foram registados 171 votos contra, quatro abstenções e 49 votos a favor.
O período de votação eletrónica demorou alguns minutos uma vez que vários deputados estavam a participar nos trabalhos à distância e tiveram que indicar o seu sentido de voto à vez.
Durante este período, o presidente da Assembleia da Republica, José Pedro Aguiar-Branco, chegou mesmo a afirmar que dois deputados se tinham enganado no sentido de voto, situação que entretanto foi retificada.
No final, quando José Pedro Aguiar-Branco anunciou a votação final, os deputados das bancadas de PSD e CDS-PP levantaram-se para aplaudir.
*Com Lusa
- 18:48
- PSD, PS, Iniciativa Liberal, CDS-PP, Bloco de Esquerda, PAN e Livre votam contra moção de censura.
-
- 17:35
-
Papa Francisco poderá renunciar, admite cardeal italiano, mas tentará manter-se até ao fim do Jubileu
O cardeal Gianfranco Ravasi, um dos cardeais italianos mais importantes, fala numa "forte corrente anti-Bergoglio" dentro da Igreja Católica e denuncia uma campanha que, sobretudo a partir dos Estados Unidos, promove rumores falsos sobre o Papa.
-
- 16:32
-
Papa Francisco "está em perigo agora"? Não, mas é "um paciente frágil" e vai continuar internado
O Vaticano anunciou uma conferência de imprensa no átrio da Policlínica Gemelli, hospital em Roma onde o Papa Francisco está internado há uma semana devido a problemas respiratórios. Os médicos que acompanham o pontífice fizeram o ponto de situação.
-
- 13:26
-
Jogador da N.F.L. preso por acusar Trump de ser nazi. “Podem ter substituído uma suástica por um chapéu vermelho, mas é a mesma coisa”
Chris Kluwe, antigo jogador da N.F.L., foi preso por perturbar uma reunião municipal ao acusar o executivo de compactuar com "o movimento nazi" de Donald Trump. No final do discurso, é abordado pela polícia, que o atira ao chão e algema.
-
- 13:24
-
Certificados de Aforro da série A, B e D? Conheça os procedimentos para a conversão digital
Desde 29 de novembro que se iniciou o processo de conversão dos Certificados de Aforro das series A, B e D para formato exclusivamente digital. Hoje a instrução com os procedimentos para a conversão foi publicada em Diário da República.
-
- 12:16
-
"A Primeira Regra da Mestria". Ainda se preocupa com o que os outros pensam de si?
"A Primeira Regra da Mestria" é o livro de Michael Gervais e Kevin Lake que convida o leitor a parar de se preocupar com o que os outros pensam de si. O segredo é deixar de atuar para o mundo exterior e passar a fazê-lo a partir do nosso mundo interior, com honestidade e trabalho constante. Cada cap
-
- 10:51
-
Homem esfaqueado na rua do Benformoso. Detida mulher com duas facas de grandes dimensões
Um homem esfaqueou outro com gravidade, esta sexta-feira, na rua do Benformoso, em Lisboa. A PSP confirmou ao SAPO24 a detenção de uma mulher na posse de duas facas, que não terá estado envolvida no esfaqueamento.
-
- 07:15
-
Campanha nacional resulta na certificação de 15 famílias de acolhimento
Um total de 15 famílias foram certificadas até final de janeiro como famílias de acolhimento de crianças ou jovens retirados às famílias biológicas, na sequência da campanha nacional promovida pelo Governo.
-
- 06:55
-
TAP: mais de 900 concorreram a piloto. Porque é que a carreira é tão atrativa?
A TAP tem muitos comandantes à beira da reforma e por isso abriu, no ano passado, um concurso para novos pilotos. Num futuro próximo, outros serão abertos, até porque está prevista a chegada de novas aeronaves.
-