Encontrar hoje as soluções para amanhã
O vento sacode tudo. As árvores da avenida da República, que rasga Lisboa do Saldanha ao Campo Grande, tremem. Ontem à mesma hora, só calor. A meteorologia inconstante é um dos sinais de que algo vai andado mal. Mas não é o único.
Os humanos estão a alterar os ecossistemas do planeta de uma forma dramática e a um ritmo sem precedentes: cerca de um milhão de espécies de animais e plantas estão em risco de extinção.
As conclusões são do relatório de Avaliação Global sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas da Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES). Mas há esperança: vários casos de estudo mostram que é possível inverter o declínio da biodiversidade.
São exatamente estas ideias que se estão a discutir num bosque que o Porto tem guardado entre as vivendas da Foz e os blocos da Pasteleira. Subordinada ao tema "Como enfrentar o perigoso declínio da natureza? Da avaliação do IPBES à ação", a conferência é organizada pela Fundação de Serralves, juntamente com o CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto).
O objetivo é olhar para os problemas do passado e do presente — e os desafios do futuro. O relatório que serve de base a esta conferência transmite quatro mensagens-chave: primeiro, a vital contribuição da Natureza para as pessoas estão a deteriorar-se globalmente; os agentes de mudanças estão em rápida alteração; as metas de conservação e sustentabilidade até e após 2030 só podem ser alcançadas através de mudanças transformadoras em fatores económicos, sociais, políticos e tecnológicos; a conservação, restauração e uso sustentável da Natureza requerem esforços urgentes e concertados para promover tais mudanças transformadoras.
A conferência surge na reta final da década das Nações Unidas sobre a Diversidade (2011-2020). Por esta altura, é evidente que as Metas de Biodiversidade de Aichi, da Convenção sobre Diversidade Biológica não serão cumpridas, explica Serralves.
O evento é gratuito (mediante inscrição) — e o público é convidado para se juntar às discussões, donde se espera que surjam contribuições para a Estratégia de Biodiversidade Pós-2020.
Importa também lembrar que hoje é dia mundial de prevenção do suicídio. O tema é delicado. Aqui no SAPO24, abordei-o em março do ano passado, num trabalho entre o apelo e a reflexão.
Hoje, o ‘Expresso’ traz outra perspetiva do mesmo tema: os voluntários da linha telefónica SOS Voz Amiga.
Até amanhã, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 18:01
- A ministra da Saúde rejeitou hoje que existam dificuldades no acesso a medicamentos inovadores por motivos financeiros em Portugal e remeteu para os peritos e técnicos um entendimento sobre os fármacos para o cancro.
-
- 17:38
-
Ex-ministro da Albânia acusado de tráfico de droga enfrenta até 12 anos de prisão
A Procuradoria albanesa pediu hoje uma pena de prisão até 12 anos para o ex-ministro do Interior da Albânia, Saimir Tahiri, acusado de estar ligado a uma rede de tráfico de canábis em grandes quantidades.
-
- 17:36
-
Número de jovens com 20 anos no ensino superior cresceu 25% nos últimos quatro anos
Mais de metade dos jovens portugueses com 20 anos frequentam o ensino superior, um "aumento significativo de 25%" em relação aos números de 2015, revelou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
-
- 17:07
-
EUA. Donald Trump demite conselheiro de Segurança Nacional, alegando divergências de opinião
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje a demissão de John Bolton, o seu conselheiro de Segurança Nacional, alegando fortes discordâncias "com muitas das suas sugestões".
-
- 16:11
-
Mais de 70 locais em Gaia vão ser "tatuados" com versos de poetas do século XIX e XX
Mais de 70 locais da cidade e freguesias de Vila Nova de Gaia vão ser "tatuados" com versos de poetas lusófonos do século XIX e XX para "levar as pessoas a refletirem", revelou hoje o responsável pela iniciativa.
-
- 15:43
-
FMI. O que Lagarde disse sobre Portugal nos últimos meses
Christine Lagarde sai na quinta-feira oficialmente do Fundo Monetário Internacional (FMI) para suceder a Mario Draghi na liderança do Banco Central Europeu (BCE), tendo feito vários elogios a Portugal nos últimos meses.
-
- 15:01
-
Morreu Robert Frank, ícone da fotografia do século XX, aos 94 anos
O fotógrafo norte-americano Robert Frank, ícone da fotografia do século XX, morreu na segunda-feira, aos 94 anos, no Canadá, anunciou hoje o galerista Peter MacGill.
-
- 12:53
-
"Estão reunidas todas as condições para um bom início do ano letivo", diz ministro da Educação
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse hoje em Marco de Canaveses que há "todas as condições" para um bom início do ano letivo, destacando o acesso de mais famílias à educação pré-escolar e a manuais gratuitos.
-
- 11:23
-
Comissão Europeia. Elisa Ferreira com a pasta da Coesão e Reformas
A comissária designada por Portugal para integrar o futuro executivo comunitário, Elisa Ferreira, terá a pasta da Coesão e Reformas, anunciou hoje a presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
-