A braços com o mundo
No que toca a matérias do foro lúdico, poucos jogos são de compreensão mais imediata do que o braço-de-ferro.
Segundo a definição do Priberam — prefiro recorrer à descrição desapaixonada e rigorosa de um dicionário à minha experiência pessoal — trata-se de um “jogo em que dois adversários, colocados frente a frente, mantendo os cotovelos assentes numa superfície fixa e os braços flectidos e agarrando na mão um do outro, fazem força para que um deles perca o desafio ao bater com as costas da mão na superfície de apoio”. Simples, intuitivo, deselegante.
Contudo, nem todas as modalidades do braço-de-ferro são assim, algumas incluem três adversários. É o caso do braço-de-ferro que tem anteposto o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e o Governo.
Soma-se o terceiro dia da greve dos motoristas de matérias perigosas e de mercadorias e o seu fim não parece estar à vista, estando as forças de cada braço proporcionalmente distribuídas. As novidades quanto a este embate seguem em permanente atualização no SAPO24.
Depois de prometer que os motoristas não iam cumprir serviços mínimos nem a requisição civil decretada, o porta-voz do SNMMP desafiou a ANTRAM para uma reunião, apesar de não desarmar a greve. A associação desafiada, à data da conclusão deste texto, ainda não tinha respondido, tal como o Governo ainda não sabia se a requisição civil tinha sido cumprida, havendo, pelo menos, um caso de incumprimento a registar em Faro.
Do outro lado do mundo, outro braço-de-ferro mantém-se em curso, desta feita no seio de uma crise política que pôs em confronto ativistas e polícia em Hong Kong. Há mais de dois meses que o mundo tem vindo a observar este choque, que começou por ser a objeção a um projeto-lei mas agora reveste-se de uma verdadeira incerteza quanto ao futuro político desta região autónoma chinesa. Também aqui, não se sabe quando irá terminar, se bem que o avolumar de militares chineses junto à fronteira fornece algumas pistas (nem por isso auspiciosas).
Já há, contudo, um braço-de-ferro que chegou ao fim e de forma inesperada. Depois de uma primeira ronda algo débil, mas vitoriosa, o FC Porto foi surpreendido com um golpe súbito do Krasnodar em casa — uma crónica que pode ler aqui — e caiu para a Liga Europa, onde possivelmente encontrará o Vitória de Guimarães, que disputa neste momento o seu retorno às competições europeias com o Ventspils da Estónia.
E, se para o emblema comandado por Ivo Vieira, este braço-de-ferro ainda não garantiu um lugar nos palcos europeus, para a representação feminina é já uma certeza. Esta é também uma noite histórica, porque pela primeira vez uma árbitra irá apitar uma final de uma competição europeia. Liverpool e Chelsea encontram-se em Istambul num jogo de forças pela Supertaça Europeia e será Stéphanie Frappart a mediar o conflito.
Numa nota final, e porque os braços não servem apenas para guerrear entre si, hoje dá-se o início da 27ª edição do Festival Vodafone Paredes de Coura 2019, onde os festivaleiros poderão usá-los para ajudar ao crowdsurfing, elevar-se em palmas ou simplesmente dar abraços.
Idos são os tempos em que a sua entrada era grátis e o cartaz consistia na nata das bandas de garagem — só hoje há The National, Boogarins e Julia Jacklin — mas o espírito de libertação e festa é o mesmo. Aí, o braço-de-ferro é apenas entre o descanso e a folia, cabendo a cada um a qual dar mais força.
Hoje o dia foi assim por António Moura dos Santos.
- 19:54
- O Ministério do Ambiente e da Transição Energética afirma que não é "necessária, neste momento, a revisão dos termos da requisição civil em vigor", já que os serviços mínimos foram "genericamente cumpridos" até às 19 horas de hoje.
-
- 17:53
-
Tribunal autoriza navio "Open Arms" a entrar em águas italianas
O navio “Open Arms”, com 147 migrantes a bordo, já pode entrar nas águas territoriais italianas, após um tribunal ter levantado a proibição imposta pelo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, anunciou hoje a organização não-governamental responsável pela embarcação.
-
- 16:40
-
CMVM suspende negociação das ações da Cofina e do grupo Media Capital
O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu suspender as negociação das ações da Cofina e do grupo Media Capital, foi hoje anunciado.
-
- 16:30
-
Sindicato dos motoristas desafia Antram para reunião na quinta-feira
O porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, desafiou hoje a Antram para uma reunião, na quinta-feira, às 15:00, na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), em Lisboa.
-
- 14:55
-
Polícia de Hong Kong confirma cinco detenções após confrontos no aeroporto
A polícia de Hong Kong confirmou hoje a detenção de cinco pessoas na sequência dos confrontos registados entre as forças policiais e manifestantes pró-democracia no aeroporto internacional daquela região administrativa da China.
-
- 13:32
-
Greve dos motoristas. "Só ao fim do dia é que conseguimos perceber se foi cumprida a requisição civil", diz Matos Fernandes
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse hoje que nenhum dos seis motoristas que deviam ter feito transportes para o aeroporto de Faro compareceu ao trabalho, sendo um incumprimento “inequívoco” da requisição civil. Contudo, só ao fim do dia é que será feita a análise de modo a perc
-
- 13:31
-
Italianos lembram primeiro ano da queda da ponte em Génova que fez 43 mortos
A Itália recorda hoje o colapso de uma ponte em Génova, que deixou 43 mortos a 14 de agosto de 2018, numa cerimónia que tomou um tom político inesperado devido à atual crise na coligação populista no poder.
-
- 11:34
-
Bandeira Verde volta a ser içada na Praia de Faro depois de elevada concentração da bactéria E.Coli
A bandeira verde voltou hoje a ser içada na Praia de Faro, depois das análises à água terem revelado “valores dentro dos parâmetros normais” de concentração de coliformes fecais, disse à Lusa o comandante do Porto de Faro.
-
- 09:41
-
Imagens de satélite mostram polícia e militares chineses próximos de Hong Kong
Imagens de satélite hoje difundidas mostram veículos do exército e da polícia chineses reunidos em Shenzhen, cidade que faz fronteira com Hong Kong, palco há dois meses de protestos antigovernamentais.
-
- 07:57
-
Motoristas: "Ninguém vai fazer absolutamente nada hoje", diz sindicato
O porta-voz dos motoristas de matérias perigosas afirmou hoje que os trabalhadores não vão cumprir serviços mínimos nem a requisição civil, em solidariedade para com os colegas que foram notificados por não terem trabalhado na terça-feira.
-
- 07:34
-
Projeto piloto já permitiu detetar 54 casos de mutilação genital feminina em seis meses em Portugal
Nos primeiros seis meses deste ano foram detetados 54 casos de mutilação genital feminina, quase tantos como em 2018, na sequência do projeto Práticas Saudáveis, de prevenção e combate ao fenómeno, centrado nas estruturas de saúde.
-
- 07:28
-
Brasil autoriza extradição de um dos autores de massacre de 1977 em Madrid
A extradição do espanhol Carlos García Juliá, condenado por participar no massacre de advogados de esquerda cometido em Madrid, em 1977, foi autorizada na terça-feira pelo Supremo Tribunal do Brasil.
-
- 01:54
-
“Tudo o que pode correr mal, vai correr mal”. O FC Porto pôs a Lei de Murphy à prova e agora está fora da Liga dos Campeões
Apesar de todo o investimento para manter o objetivo da Liga dos Campeões vivo e de trazer uma magra vantagem da primeira mão nesta terceira eliminatória, o Futebol Clube do Porto caiu com estrondo em casa por 3-2 perante um Krasnodar focado com precisão laser. Uma primeira parte diabolicamente má a
-