Nenhum cidadão português está entre os feridos de um ataque concretizado por um homem com uma faca contra várias pessoas, hoje de manhã, em Munique, Alemanha, disse à Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.
O Governo anunciou hoje que, em parceira com as autarquias atingidas pelos incêndios, irá disponibilizar 30 milhões de euros para a reconstrução de primeiras habitações destruídas e 100 milhões de euros para a reparação de empresas.
O executivo espanhol decidiu aplicar o artigo 155.º da Constituição para devolver “a legalidade constitucional e estatutária” à Catalunha. Assim, pretende convocar eleições no prazo de seis meses. E os partidos não demoraram muito para reagir.
O Partido Popular (PP) pediu hoje aos espanhóis que confiem na atuação do Governo, que está “carregado de razão” ao ter decidido aplicar o artigo 155.º da Constituição para devolver “a legalidade constitucional e estatutária” à Catalunha.
Cinco dos feridos dos incêndios da zona de Pedrogão Grande ainda se encontravam internados em hospitais, quase quatro meses depois dos fogos que mataram 64 pessoas.
A Altice/PT começará a enterrar os cabos que suportam as suas redes de comunicações fixas e móveis na região do Pinhal Interior, a zona afetada pelos incêndios de há quatro meses.
O secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, afirmou que o projeto de “secessionismo é o ‘Brexit’ da Catalunha” e acusou os independentistas de querem “destruir 40 anos de autogoverno”.
O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, apelou hoje para que as empresas e os depósitos bancários deixem de sair da Catalunha, assegurando que a situação na região de vai normalizar.
O secretário para a Organização do Podemos, Pablo Echenique, disse hoje que o partido está “em choque” perante “a suspensão da democracia na Catalunha”, afirmando-se convicto que esta região “continuará a fazer parte de Espanha”.
A resposta na área da saúde mental às vítimas dos incêndios que em junho atingiram Pedrógão Grande ainda prossegue e o modelo adotado deve ser aplicado em situações como os fogos de domingo no Centro, segundo um relatório oficial.
A SAD do Belenenses reiterou hoje ter estado sempre disponível para adiar o jogo de domingo com o Tondela, da nona jornada da I Liga portuguesa de futebol, e lamentou o volte-face protagonizado pelos tondelenses.
A ministra da Justiça anunciou hoje que a comissão para pagamento de indemnizações aos familiares das vítimas dos incêndios terá 30 dias para fixar os critérios, cabendo depois à Provedoria de Justiça estabelecer o valor das compensações.
O Conselho de Ministros espanhol decidiu hoje em reunião extraordinária em Madrid intervir diretamente na autonomia da Catalunha por “desobediência rebelde, sistemática e consciente” do Governo regional (Generalitat).
O XXI Governo Constitucional sofreu a quarta alteração desde a tomada de posse, em novembro de 2015, na sequência da demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, após mais de 100 mortes em incêndios florestais este ano.
O único presidente de Câmara do país eleito pelo partido Nós, Cidadãos! admitiu hoje que tem pela frente o desafio de lutar pelo “ressurgimento” do concelho de Oliveira de Frades, que foi fustigado pelas chamas na última semana.
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) mostrou-se hoje satisfeito com o desempenho na qualificação para o Grande Prémio da Austrália no Mundial de motociclismo, na categoria de Moto 2, para o qual sairá na terceira posição.
O Meo Rip Curl Pro Portugal, da 10.ª e penúltima etapa do circuito mundial de surf, começou a ser disputado hoje às 10:05, na praia de Supertubos, em Peniche, após um dia de espera.
Uma pessoa com frio é alguém que está “engaranhada” no falar transmontano, agora registado num dicionário com mais de 10 mil palavras e expressões típicas da região de Trás-os-Montes que vai ser apresentado, na quarta-feira, em Lisboa.
O Governo prepara-se para adotar hoje, em Conselho de Ministros, um mecanismo extrajudicial para, de forma célere e simples, atribuir indemnizações aos familiares e herdeiros das vítimas dos incêndios de junho e de outubro.
O PSD vai apresentar na próxima semana no parlamento iniciativas na área dos incêndios, que passam pelo reforço da profissionalização do combate e por um sistema de concursos para a seleção de dirigentes da Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse aos novos ministros Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, e da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou cinco mortos e treze feridos graves entre as 08:00 de sexta-feira e as 00:40 de hoje, em acidentes de viação nas estradas nacionais, consideranto tratar-se de "um dia trágico".
O FC Porto, líder isolado da I Liga de futebol, recebe hoje o Paços de Ferreira, num encontro da nona jornada em que pode distanciar-se provisoriamente dos outros ‘grandes’, que jogam no domingo.
Investigadores e ativistas culturais reúnem-se hoje, em Lisboa, no I Encontro Nacional de Movimentos de Salvaguarda de Teatros, Cineteatros e Cinemas, do qual esperam que saia uma plataforma nacional de discussão que contribua para a revitalização destes espaços.