Mais de uma centena de pessoas ficaram desalojadas ou foram deslocadas das suas habitações no concelho de Penacova por causa dos incêndios, disse hoje o presidente da Assembleia Municipal daquela vila do distrito de Coimbra.
A circulação automóvel no Itinerário Principal 3 (IP3) entre Viseu e Coimbra foi reaberta hoje de manhã, mas o troço entre Coimbra e Penacova continua condicionado, informou a GNR.
Mortágua, Santa Comba e Penacova são as regiões mais afetadas por falhas de energia, divulgou a EDP que tem no terreno todas as equipas a avaliar estragos nas redes de média e baixa tensão.
Várias habitações e outros edifícios em número ainda indeterminado foram destruídos pelo fogo em Oliveira do Hospital, disse hoje uma fonte autárquica à agência Lusa.
A GNR deu autorização às 01:12 de hoje para que os 50 automóveis que estavam retidos na Praia da Tocha na sequência de um incêndio pudessem finalmente viajar, observou a agência Lusa no local.
A Segurança Social disponibilizou hoje apoio psicossocial de emergência às populações afetadas pelos incêndios, em seis postos dos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Coimbra, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
Uma fábrica, casas e anexos foram destruídos pelo incêndio que está a atingir hoje o município de Cantanhede, um fogo que começou na Figueira da Foz e que também já alastrou ao concelho de Mira, disse um autarca.
Quarenta doentes internados no hospital Rovisco Pais, em Cantanhede, foram hoje concentrados num único pavilhão, naquela mesma unidade de saúde, disse fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A Câmara de Mira, distrito de Coimbra, pediu hoje aos populares das urbanizações Miroasis e Miravillas para de deslocarem calmamente para o centro da Praia da Mira.
A Câmara de Oliveira do Hospital ativou ao fim da tarde de hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido aos “vários fogos” que lavram no concelho, disse uma fonte da autarquia à agência Lusa.
A situação em Arganil, distrito de Coimbra, está incontrolável e já houve necessidade de evacuar várias aldeias na sequência de um incêndio que está a atingir aquele concelho, disse o presidente da Câmara.
A presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, caracterizou hoje de “tremendo” o incêndio que começou em Quiaios, Figueira da Foz, e que alastrou àquele concelho, obrigando à evacuação do parque de campismo da Praia da Tocha.
O incêndio que começou hoje na Lousã e alastrou a Vila Nova de Poiares destruiu pelo menos três casas, uma delas de primeira habitação, disse o presidente da Câmara Municipal à agência Lusa.
O parque de campismo da Praia da Tocha, Cantanhede, começou a ser evacuado pouco depois das 17:00 de hoje, na sequência de um incêndio que começou em Quiaios, Figueira da Foz, disse fonte da GNR.
O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil recusou hoje comentar quaisquer conclusões do relatório independente sobre o combate aos incêndios do verão no Centro, afirmando que a entidade está a analisá-lo.
Duas máquinas multibanco foram assaltadas por explosão na madrugada de hoje, em Condeixa-a-Nova (Coimbra) e na Mealhada, num espaço de uma hora, disse à Lusa fonte da GNR.
O tribunal de Viseu decidiu hoje não levar a julgamento os 14 arguidos do processo relacionado com a venda dos terrenos das Colinas de Vale Meão, em Coimbra, entre os quais o atual presidente da Associação Montepio, Tomás Correia.
O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).
Cinco bombeiros voluntários de Paços de Arcos ficaram hoje feridos, um deles com gravidade, mas sem correr risco de vida, na sequência de um despiste de um veículo de combate a incêndios, em Arganil, disse a Proteção Civil.