O incêndio que teve início a 23 de julho em Proença-a-Nova e que durou cinco dias consumiu cerca de sete mil hectares de floresta e 20 edificações, anunciou hoje a autarquia.
A Proteção Civil destacou hoje, pelas 19:00, a ocorrência de quatro fogos que lavram nos concelhos de Mação, em Santarém, de Vila de Rei, em Castelo Branco, de Ribeira de Pena, em Vila Real, e de Soure, em Coimbra.
Os dois incêndios ativos que mais preocupam hoje as autoridades lavram nos concelhos de Mação e de Vila de Rei, informou hoje a Proteção Civil, adiantando que, entre 8 e 14 de agosto, se registaram 74 feridos.
O incêndio que lavrava desde domingo na localidade de Louriçal do Campo, Castelo Branco, foi hoje dado como dominado cerca das 07:00, segundo informações disponíveis na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
A Câmara de Castelo Branco decidiu hoje ativar o Plano de Emergência Municipal, devido ao fogo que progride no concelho, o mesmo que afeta o Fundão, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.
Os incêndios em Castelo Branco e Vila Real eram os mais ativos na tarde de hoje, quando Lisboa regista também três fogos, em Vila Franca de Xira, Sintra e Loures, segundo um balanço às 19:00 da Proteção Civil.
O fogo que progride no Fundão, distrito de Castelo Branco, ganhou esta tarde "uma força incalculável" e deixou a localidade de Soalheira rodeada pelas chamas, afirma o presidente da Câmara, que pede mais meios no terreno.
A Autoestrada da Beira Interior (A23) está cortada ao trânsito esta tarde entre Castelo Novo e a Soalheira, no concelho do Fundão, devido ao incêndio que lavra na Serra da Gardunha desde domingo.
O incêndio que afetou o concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, foi hoje dado como dominado, informou à agência Lusa a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.
O incêndio que afeta a Serra da Gardunha, Fundão, continua a avançar "com muita intensidade, numa área gigante", havendo várias aldeias na linha do fogo e alguns pomares de cereja ameaçados, afirmou o presidente da Câmara.
Quatro bombeiros ficaram feridos, sem gravidade, em Alcongosta, no concelho do Fundão, esta noite, durante as operações de combate ao incêndio florestal que lavra na Serra da Gardunha, desde domingo, disse fonte da Proteção Civil.
A Autoestrada da Beira Interior (A23) foi cortada hoje às 19:05, entre o Fundão e Lardosa, distrito de Castelo Branco, devido ao incêndio que lavra naquela zona e que já está a entrar na aldeia histórica de Castelo Novo.
Quarenta feridos e dezenas de pessoas retiradas das suas casas desde que o fogo em Abrantes começou, na quarta-feira, é o balanço feito pela Proteção Civil, que revela que o incêndio em Tomar foi dado como dominado às 12:30.
Mais de 2.200 operacionais combatiam, esta madrugada, nove grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Santarém, Aveiro, Viseu e Castelo Branco, um dos quais em fase de resolução, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
A portaria que reconhece a situação excecional desencadeada pelo incêndio de Pedrógão Grande foi publicada em Diário da República e estabelece um conjunto de medidas de apoio às populações e empresas no âmbito da atuação da Segurança Social.
A Cáritas de Portalegre e Castelo Branco vai recuperar oito das 14 casas de primeira habitação afetadas pelo incêndio no concelho de Mação, foi hoje anunciado.
O vento forte e as características do terreno têm dificultado o combate ao fogo que lavra em Unhais da Serra, concelho da Covilhã, o qual mobilizava, cerca das 11:30, 196 operacionais e sete meios aéreos, disse à Lusa o presidente da Câmara da Covilhã.
Quinze meios aéreos foram mobilizados hoje de manhã para os incêndios nos distritos de Santarém, Vila Real e Castelo Branco, disse Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, anunciando que foi elevado para laranja o estado de alerta.
Uma mulher, de 48 anos idade, foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado um fogo florestal em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, em 26 de julho deste ano, foi anunciado esta terça-feira.
O presidente da Associação de Produtores Florestais de Proença-a-Nova disse hoje que não acredita na anunciada reforma florestal e adianta que, em 40 anos, já viu muito plano "e nada funcionou".
As ruas da zona antiga do Fundão recebem a partir de sexta-feira e até ao dia 19 mais uma edição do Cale & SagriAgosto, festival de cultura e animação de rua, que este ano reforça a aposta ecológica.
O Comando Distrital de Castelo Branco da PSP anunciou hoje a apreensão de 12,4 quilos de plantas de ‘cannabis' e a detenção de um homem, na Covilhã, por tráfico de estupefacientes.
O pêssego da Covilhã vai ser promovido, durante as próximas semanas, nas rotas nacionais e transatlânticas da companhia aérea SATA, através da oferta deste fruto aos passageiros, anunciou em comunicado a autarquia local.
A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB), que tem sede no Fundão, exigiu hoje publicamente medidas de apoio que permitam fazer face aos efeitos negativos e aos prejuízos provocados pela seca prolongada