O Scallywag tinha um avanço de apenas 40 milhas sobre o segundo, o Vestas 11th Hour Racing, quando entrou no Stealth Mode, um pouco antes das 1700 UTC de quarta-feira, escondendo a sua posição dos seus rivais, e dos fãs, por três relatórios de classificação.
Às 1300 UTC, reapareceram no tracker de volta no primeiro lugar, com apenas 500 milhas para percorrer até à chegada -, mas, quando parecia que tudo seria tranquilo até ao fim, oVestas 11th Hour Racing e o AkzoNobel implementaram igualmente o Stealth Mode.
O Brunel,na sua própria luta com o MAPFRE e o Turn the Tide on Plastic pelo o quinto lugar, também escolheu ir 'undercover', deixando apenas quatro equipas no tracker quando faltam 24 horas para o final.
Às 1300 UTC, o Scallywag estava 37 milhas à frente do Dongfeng, mas as duas equipas - e os fãs da regata - estão a tentar adivinhar onde estão o Vestas 11th Hour Racing e o Akzonobel. Se assumirmos que o Vestas continua à frente do Dongfeng, a chegada a Hong Kong será muito apertada.
Antes de sair do Stealth Mode, o skipper do Scallywag, Dave Witt, insinuou o quão à justa estava a luta na frente - e revelou que a vitória pode ser discutida taco-a-taco. "Alguns dos nossos fãs podiam ter tido um ataque cardíaco se soubessem como estávamos perto, quando entramos em Stealth Mode", disse Witt. "Estamos na frente, a liderar, mas está tudo muito perto. Os outros não percebem o quão perto é".
“Nós não confiamos no nosso software de roteamento nesta etapa, mas agora queremos confiar, porque diz que vamos bater o Vestas em uma hora e meia. Espero que todos os apoiantes do Scallywag em Hong Kong: digam uma oração por nós esta noite ".
Apesar de estarem perto do final, as equipas ainda têm que enfrentar vários obstáculos. Primeiro, têm que escolher o momento certo para cambar para atravessar as ilhas do Estreito de Luzon. Isto, tem de ser feito sem ficar preso na enorme sombra de vento criada por Taiwan, ou pelas ilhas menores do norte das Filipinas. Uma vez alcancem Hong Kong, podem ter de enfrentar ventos ligeiros enquanto navegam as últimas milhas até à linha de chegada.
Estas incertezas significam que, mesmo nesta fase final da etapa, qualquer coisa pode acontecer.
“Agora está tudo muito interessante", disse Simon Fisher, navegador do Vestas 11th Hour Racing. "Todos estão à procura das suas oportunidades. A passagem das Filipinas para o Mar do Sul da China tem em aberto uma série de opções e algumas escolhas importantes terão de ser feitas. (...) "Podemos ver facilmente a divisão da frota que, sem dúvida, levará a uma maior tensão à medida que nos aproximamos do final".
Os ETAs mais atualizados vêem os líderes a chegar entre as 16:00 e as 20:00 UTC da tarde de sexta-feira, com o trio de trás entre 02:00 e as 06:30 UTC do sábado de manhã.
4ª etapa - Classificação geral - Quinta-feira 18 de janeiro (Dia 17) - 13:00 UTC
1- SHK/Scallywag - distancia até ao final - 447,61 milhas náuticas
2 - Dongfeng +43.73
3 - Mapfre +93,20
6 - Turn the Tide on Plastic +118,94
SM - Vestas 11th Hour Racing
SM - Brunel
SM - AkzoNobel
Comentários