O projeto é liderado pelo treinador francês Arsène Wenger, diretor do Departamento de Desenvolvimento do Futebol Mundial da FIFA, e facilitará dados inovadores, que ampliarão a cobertura e a análise de todos os jogos da prova.
Durante e após cada partida, será apresentado um conjunto de gráficos, por meio de um sistema de realidade aumentada, e as novas estatísticas detalharão todos os aspetos do encontro, com definições operacionais e inúmeros exemplos em vídeo.
Com estes dados, desenvolvidos pela equipa de Arsène Wenger no Departamento de Programas de Alto Rendimento da FIFA, é possível analisar, entre outros, a “posse de bola”, “quebra de linha”, “golos esperados” e “linha defensiva e comprimento da equipa”.
De acordo com Arsène Wenger, a partilha da análise dos dados, juntamente com a interpretação que os especialistas técnicos fazem deles, serve para abordar o futebol a partir “de uma nova perspetiva científica, que ajuda a compreender melhor o jogo”.
Wenger adianta que a sua equipa, composta por especialistas em análise de futebol, engenheiros e cientistas de dados, “fornecerá análises aprofundadas, ajudando a compartilhar novas maneiras de interpretar o jogo, juntamente com dados de desempenho, exemplos de vídeo e explicações técnicas”.
O Mundial realiza-se no Qatar entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
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