Os dois líderes acordaram “reforçar as trocas comerciais”, disse o porta-voz do ministério, Lu Kang, sem dar indicações sobre se foram feitos progressos na resolução da escalada na guerra de tarifas sobre a política relativa à tecnologia de Pequim.
Trump tinha referido antes na rede social Twitter que ele e Xi tinham tido uma “muito boa” conversa.
“Concordo, esta conversa telefónica foi extremamente positiva”, declarou Lu num contacto com os jornalistas.
Pequim está a investir milhares de milhões de dólares para formar fabricantes de ‘chips’, visando tornar o país no líder global nos setores robótica ou inteligência artificial.
Os EUA consideram que a estratégia de Pequim viola os seus compromissos em abrir o mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às firmas domésticas, enquanto as protege da competição externa.
O Presidente norte-americano já anunciou taxas de até 25% sobre um total de 250 mil milhões de dólares (212 mil milhões de euros) de importações oriundas da China, visando pressionar o país a recuar nos seus planos.
Trump disse que se encontrará com Xi durante um encontro do G20 que decorrer este mês na Argentina.
“Ambos os líderes atribuem grande importância aos laços entre a China e os Estados Unidos e às relações económicas”, disse Lu, adiantando que Trump e Xi concordaram que a disputa comercial “deve ser tratada adequadamente” através de conversas com substância.
Comentários