"Para ajudar a manter os viajantes seguros no ciberespaço, a Airbnb uniu-se à Polícia de Segurança Pública (PSP) e ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para partilhar conselhos, apelando, ao mesmo tempo, a uma maior vigilância e à utilização de plataformas seguras e de confiança", é referido em comunicado conjunto.

"Com o aproximar da época de férias, aconselhamos vivamente todo o viajante a ter mais cuidado ao fazer as suas reservas. Torna-se cada vez mais importante que esteja alerta e seja cauteloso nas suas decisões, solicitando informações e partilhando dúvidas que possam surgir com pessoas da sua confiança, pois à medida que mais pessoas tomam conhecimento das burlas, os burlões tornam-se cada vez menos bem-sucedidos", lembra o Subintendente Sérgio Soares, porta-voz da Polícia de Segurança Pública.

"Se suspeitar que está a ser vítima de burla, guarde todas as trocas de comunicações (números de contacto, mensagens, emails, fotos, Comunicado de Imprensa 5 de junho de 2025 recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes), e denuncie de imediato o crime à PSP", diz ainda.

Como evitar ser burlado?

1. Não clicar em links inesperados

Links e anexos fraudulentos em e-mails ou mensagens de texto podem redirecionar para sites que imitam páginas legítimas, mas que são desenhados para obter dados pessoais, como palavras-passe ou números de cartão de crédito. Utilize sempre plataformas reconhecidas, como a aplicação da Airbnb ou aceda diretamente ao site www.airbnb.pt para garantir que está numa página oficial;

2. Denunciar sempre qualquer suspeita de burla

Se suspeitar que foi alvo de uma burla ou de um contacto fraudulento, deve reportá-lo às autoridades. O site do Centro Nacional de Cibersegurança também disponibiliza informação orientadora para saber o que fazer em caso de incidente de cibersegurança;

3. Desconfiar de ofertas demasiado baratas ou pedidos de depósitos avultados

Se uma oferta parecer demasiado boa para ser verdade, sobretudo se divulgada nas redes sociais, ou se estiver a ser pressionado a decidir rapidamente, poderá tratar-se de uma burla. O melhor é terminar de imediato qualquer contacto;

4. Nunca pagar férias ou alojamentos por transferência bancária direta

A Airbnb protege os seus hóspedes através de uma plataforma segura, que centraliza todas as comunicações e pagamentos. Se alguém pedir para sair da plataforma para comunicar, reservar ou pagar, deve recusar e reportar a situação à Airbnb ou à plataforma em questão;

5. Utilizar apenas plataformas de confiança para reservar, pagar e comunicar

As reservas devem ser sempre feitas e pagas através de plataformas fiáveis, como a Airbnb, que oferecem processos seguros e políticas de reembolso. Na Airbnb, todas as reservas incluem a cobertura AirCover, o que significa que, se surgir um problema grave que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajudará a encontrar uma alternativa ou reembolsará o valor pago;

6. Usar palavras-passe diferentes para cada conta e ativar a autenticação de dois ou múltiplos fatores

Se usar as mesmas credenciais em diferentes contas, aumenta o risco de acesso indevido por parte de terceiros. A Airbnb oferece autenticação multifator, permitindo aos utilizadores verificar a sua identidade de várias formas, aumentando a segurança e reduzindo o risco de intrusões.