O ex-secretário de Estado das Pescas do Reino Unido, George Eustice é um eurocético, e justificou a demissão afirmando que queria estar “livre” para participar nos debates do parlamento nas próximas semanas. Porém, toma a decisão com “uma tristeza tremenda”, conforme revela na carta enviada à primeira-ministra, de acordo com o The Guardian.

Este anúncio acontece depois do governo britânico, esta quarta-feira, dia 27, ter escapado a uma derrota quanto à estratégia para a saída do Reino Unido da UE, uma vez que o Parlamento britânico aprovou a estratégia para continuar com as negociações.

O executivo tinha apresentado o plano de continuar negociações com Bruxelas que permitam ao Reino Unido sair da União Europeia (UE) com um acordo, o qual prometeu submeter no máximo até 12 de março.

George Eustice diz que sentiu que a Theresa May tem sido “neutralizada” de forma “terrível” pelos ministros no parlamento.

“Temo que os desenvolvimentos desta semana lidem a uma consequência de eventos que vão ao encontro daquilo que a União Europeia está a ditar, nomeadamente no pedido de adiamento [das negociações], resultando numa derradeira humilhação para o nosso país”, revelou Eustice.

Eustice também reservou umas palavras para os negociadores de Bruxelas. “Não creio que a comissão se tenha comportado de forma honorífica durante as negociações”, disse.

Em 1999, Eustice foi candidato a deputado pelo Partido da Independência do Reino Unido (UKIP).