"A Peregrinação Internacional Aniversária de Maio volta a ser celebrada com peregrinos no Recinto de Oração, mas de forma ainda restrita, isto é, apenas poderão estar nas celebrações 7.500 peregrinos", pode ler-se em nota divulgada pelo Santuário de Fátima.
De forma a garantir a segurança, vão ser aplicadas as "regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações, como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos".
O Santuário informou ainda que vão existir oito portas de entrada no recinto, "devidamente assinaladas, nos lados norte e sul". "Nas entradas estarão acolhedores, com dispensadores de álcool gel, que indicarão os lugares para onde deverão seguir os peregrinos que se devem manter no mesmo sítio durante as celebrações. No interior do recinto haverá igualmente acolhedores para acompanhar os peregrinos. No total estarão envolvidos 80 pessoas entre funcionários do Santuário e voluntários, incluindo, desta vez, alunos do Colégio de São Miguel".
Tal como se verificou em outubro — em que o limite de peregrinos era de 6.000 —, "os espaços ao longo do recinto estão assinalados por círculos e em cada um poderão ficar apenas peregrinos que pertençam ao mesmo agregado". Além disso, para evitar movimentações durante as celebrações, "as zonas da Capelinha das Aparições e do queimador das velas estarão vedadas" e "a comunhão será igualmente distribuída no lugar, sendo o Ministro a deslocar-se até cada um dos peregrinos".
Para justificar o número de peregrinos, o Santuário refere que esta é uma "atitude responsável e consciente", considerando "que a saúde está acima de tudo e, por isso, este maio ainda não poderá acolher todos quantos gostariam de estar presentes na Peregrinação Internacional Aniversária, que assinala a primeira Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos".
Neste sentido, é ainda deixado um apelo aos "peregrinos que tão responsavelmente têm seguido as suas orientações", para que "possam neste mês de maio, de novo, corresponder às exigências do atual momento, que apesar de ser melhor ainda não oferece garantias para Fátima acolher sem reservas e precauções todos os peregrinos que habitualmente se deslocam à Cova da Iria nesta data, provenientes de todos os lugares do mundo".
De forma a chegar a quem não poderá estar em Fátima, o Santuário vai transmitir "todos os momentos da celebração através dos meios de comunicação social e digital": a procissão das velas e a missa internacional do dia 13 serão transmitidos em sinal aberto pela RTP e pela TVI e, no cabo, todas as celebrações serão transmitidas pela TV Canção Nova. Na internet, vai ser possível assistir através do site oficial do Santuário de Fátima e também no YouTube e na página do Facebook.
As celebrações começam no dia 12, como a Oração do Rosário às 21h30, seguida da Procissão das Velas e Celebração da Palavra. Já no dia 13, o Rosário será recitado às 9h00, seguindo-se a Missa Internacional às 10h00. No final da missa haverá ainda a habitual palavra ao doente.
Recorde-se que, este ano, será o cardeal D. José Tolentino Mendonça a presidir às celebrações de 12 e 13 de maio, sendo a primeira vez que celebra naquele Santuário desde que foi nomeado bispo e depois cardeal. As peregrinações aniversárias de 2021 terão como tema o mote do ano pastoral: "Louvai o Senhor que levanta os fracos" e insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para 2023 em Lisboa. Em maio, o Santuário assinala também os 75 anos da coroação da imagem de Nossa Senhora que se venera na Capelinha das Aparições.
Comentários