O envelope foi detetado por volta das 12:30 locais (11:30 em Lisboa), de acordo com o El País, e foi ativado o protocolo de segurança adequado, com envio de um dispositivo policial para a zona do edifício da embaixada norte-americana, disse a mesma fonte.

Hoje de manhã, o secretário de Estado da Segurança do governo espanhol tinha confirmado a identificação de cinco envelopes com explosivos na última semana, enviados ao primeiro-ministro, à embaixada da Ucrânia, à ministra da Defesa, a um centro de satélites e a uma empresa de armamento.

Rafael Pérez detalhou que a substância encontrada dentro destes pacotes produziria uma “deflagração e não uma explosão”.

Um comunicado do Ministério da Administração Interna de Espanha divulgado hoje revelou ainda que “a intercetação de um envelope com material pirotécnico dirigido ao presidente do Governo”, Pedro Sánchez, aconteceu a 24 de novembro.

“O envelope e o seu conteúdo são similares aos recebidos esta quarta-feira na Embaixada da Ucrânia em Madrid e na sede em Saragoça da empresa Instalaza, assim como um quatro envio intercetado esta madrugada na Base Aérea de Torrejón de Ardoz (Madrid)”, lê-se no comunicado do Governo espanhol.

Fontes policiais e do Governo citadas pelos meios de comunicação social espanhóis referem também um quinto envelope, detetado hoje no correio enviado ao Ministério da Defesa.

[Notícia atualizada às 14h13]