A confirmação da presença do líder comunista no funeral, a encabeçar uma pequena comitiva do partido, foi feita por fonte parlamentar do partido. O Bloco de Esquerda confirmou também a presença de Catarina Martins em Castanheira de Pera.
Jerónimo de Sousa fará a intervenção do seu partido na sessão solene na Assembleia da República agendada em conferência de líderes parlamentares para homenagear as 64 vítimas mortais da tragédia verificada no Pinhal Interior de Portugal e partirá em seguida para o local.
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas em Pedrógão Grande, adiantou que irá assistir à cerimónia para homenagear as vítimas do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, mas também os bombeiros.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, os bombeiros são uma “instituição que tem um papel secular” e um papel tão importante na vida do país.
“Portanto é simbólico, tal como foi simbólico este minuto de silêncio, é simbólica a presença no funeral”, acrescentou, referindo-se ao minuto de silêncio nacional que foi cumprido às 13:00 em memória das vítimas do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.
O "soldado da paz" Gonçalo Correia, de 40 anos, morreu nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde estava internado, depois de ter ficado gravemente ferido no incêndio de Pedrógão Grande.
Além de Jerónimo de Sousa, já confirmaram a presença no funeral o primeiro-ministro, António Costa, e os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Assunção Cristas.
O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo o último balanço oficial.
O fogo começou em Escalos Fundeiros e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.
Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.
Este incêndio já consumiu cerca de 26.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.
[Notícia atualizada às 15:39]
Comentários