O Vaticano publicou fotografias de Vance e Rubio, ambos católicos, a sorrir durante o encontro com Leão XIV, o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, eleito pelo colégio cardinalício no dia 8 de maio.

A reunião durou 45 minutos, segundo o porta-voz do vice-presidente dos Estados Unidos.

Vance também se reuniu com o secretário para as Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher, segundo a Santa Sé.

"Durante as cordiais conversas realizadas na Secretaria de Estado, foi reiterada a satisfação pelas boas relações bilaterais e discutida a colaboração entre Igreja e Estado, assim como alguns assuntos de especial importância, relativos à vida eclesiástica e à liberdade religiosa", afirmou o Vaticano num comunicado.

"Finalmente, houve uma troca de opiniões sobre alguns assuntos internacionais da atualidade, com um apelo ao respeito à legislação humanitária e internacional em áreas de conflito e por uma solução negociada entre as partes envolvidas", acrescentou a Santa Sé.

Na semana passada, Leão XIV ofereceu a sua mediação aos líderes de países em conflito.

No domingo, após a missa, citou especificamente a "martirizada Ucrânia" e a fome na Faixa de Gaza, cercada e bombardeada pelo Exército israelita.

O pontífice também recebeu em audiência no domingo o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, que em 28 de fevereiro foi repreendido publicamente na Casa Branca por Vance e pelo presidente Donald Trump, que o consideraram "ingrato" face à ajuda que Washington concedeu a Kiev para enfrentar a invasão russa.

Vance e Rubio estavam entre as 200 mil pessoas que compareceram no domingo à missa inaugural do papa Leão XIV, na Praça de São Pedro do Vaticano.

Antes de ser eleito papa, Leão XIV, que também tem nacionalidade peruana, publicou na sua conta na rede social X comentários críticos ao governo de Donald Trump pela sua política migratória, e também criticou Vance.

Mas Vance, que se converteu ao catolicismo em 2019, afirmou no domingo que os Estados Unidos estão "muito orgulhosos" de Prevost.

"Certamente, as nossas orações estão com o papa no momento em que inicia um trabalho tão importante", disse Vance numa reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Vance foi a última autoridade internacional a encontrar Francisco, antecessor de Leão XIV, no Domingo de Páscoa no Vaticano, na véspera do seu falecimento em 21 de abril, após 12 anos de pontificado.