A força — elemento de defesa Biológica, Química e Radiológica (BQR) — terá militares de várias unidades, como o Laboratório de Defesa Biológica, que funciona no Laboratório Militar, em Lisboa, mas também médicos, enfermeiros e efetivos da Polícia Militar, acrescentou a mesma fonte.
A descontaminação de grandes áreas é uma das capacidades no Exército que o Governo admitiu vir a utilizar no combate à pandemia de covid-19, o que começou hoje a acontecer.
Hoje de manhã já foi feita uma desinfeção por um efetivo de militares às instalações da Santa Casa da Misericórdia de Resende, distrito de Viseu, onde se registaram 10 infeções da covid-19.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).
O país encontra-se em estado de emergência até às 23:59 de 2 de abril devido à pandemia.
Comentários