A agência nacional de bombeiros ainda não conseguiu identificar as vítimas mortais, e confirmou somente que dois dos mortos eram de descendência indonésia e filipina, respetivamente.
As autoridades suspeitam que as vítimas das embarcações fossem pescadores.
O porta-voz dos bombeiros, Su Hong Wei, indicou que a queda de um camião da ponte destruiu três barcos.
O exército taiwanês cedeu uma plataforma flutuante para ajudar os trabalhadores a remover os destroços e a extrair duas das embarcações debaixo das secções colapsadas da ponte.
A terceira embarcação foi resgatada no dia do incidente.
A ponte, de 140 metros de comprimento, colapsou na terça-feira, numa baía na costa leste, a cerca de 60 quilómetros do sudeste da capital, Taipé.
Ainda não se sabe se o tufão que atingiu a ilha nesse dia teve influência no colapso da ponte, uma vez que aquando do acidente já não se sentiam os efeitos do mau tempo.
Doze feridos foram levados para o hospital, incluindo o condutor taiwanês do camião que caiu da ponte e dois guardas costeiros.
Nove dos feridos são pescadores de origem filipina e indonésia, sendo que um dos indonésios está em estado crítico, de acordo com a agência central de notícias de Taiwan que citou fonte da agência que recrutou os pescadores.
O ministro do Interior de Taiwan, Hsu Kuo-yung, disse à imprensa que pelo menos cinco pessoas circulavam na ponte, quando esta desabou.
Muitos vietnamitas, filipinos e indonésios trabalham nos barcos de pesca registados em Taiwan, onde o salário é mais elevado do que nos seus países.
A ponte de 18 metros de altura em Nanfangao, uma pequena, mas lotada vila de pescadores, na costa do Pacífico, abriu em 1998 e substituiu uma outra mais baixa que impedia a passagem de grandes embarcações de pesca.
A empresa que projetou a obra, a MAA Consultants, afirmou que se trata da única ponte em arco suportada por cabos em Taiwan.
Era a segunda ponte de aço em arco existente no mundo.
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