Esta terça-feira, um comboio da linha Tsukuba Express, que liga Tóquio aos subúrbios do norte da capital, saiu da estação de Minami Nagareyama às 09h44 e 20 segundos, ao invés do horário previsto: as 09h44 e 40 segundos.
A empresa, em comunicado, pediu desculpas pelo "grande incómodo" provocado aos passageiros afectados pelo "erro", apesar de frisar que não recebeu nenhuma reclamação. A companhia explica, ainda, que a saída antecipada ficou a dever-se ao facto de os funcionários não terem confirmado o horário.
De acordo com o Channel News Asia, os comboios japoneses são conhecidos pela sua pontualidade e uma diferença de 20 segundos pode levar os passageiros a perderem o comboio, resultando na perda de outros transportes de transbordo ao longo do percurso até ao destino. E quando os comboios não cumprem os horários, os diretores das empresas pedem perdão com discursos que, muitas vezes, duram mais que o atraso do veículo.
As desculpas da Tsukuba Express pelos 20 segundos de antecedência agitaram as redes sociais, que compararam a situação ao atraso crónico dos comboios nos seus países. Mas não só, a notícia também causou alguma perplexidade no Japão.
Comentários