A venda dos livros vai sempre depender do autor, época do ano e da estratégia de promoção. Vencer um prémio, uma distinção ou receber uma menção vai também com certeza acrescentar umas unidades aos números de venda. E, caso os livros sejam adaptados para o cinema, a comercialização do livro vai levar nova rodada, já que este vai muito provavelmente ter uma nova cara com os protagonistas da versão do grande-ecrã e vai estar em curso um novo plano de marketing. No entanto, quando se fala em Harry Potter, o caso parece ser diferente, pois nada parece fazer esfriar o entusiasmo em torno do mundo de Hogwarts. Os números não enganam.
Até ao dia 12 de dezembro, os dados revelados pelo Quartz que cita o Publishers Weekly (que compila os dados de cerca de 80% dos livreiros no país) indicam que o mais recente livro da saga, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, destrói quase por completo a concorrência. O título vendeu mais de 4 milhões cópias impressas em cinco meses, só nos Estados Unidos.
São quase quatro vezes mais livros vendidos em relação ao segundo livro do Top, que é o romance de Paula Hawkin, A Rapariga no Comboio.
TOP Vendas entre Janeiro-Dezembro 2016, nos EUA
- Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, de J.K Rowling, John Tiffany e Jack Thorne - 4,18 milhões de cópias vendidas
- A Rapariga no Comboio, de Paula Hawkins - 1,2 milhões
- Killing the Rising Sun, de Bill O'Reilly e Martin Dugard - 770 mil
- Diário de um Banana, de Jeff Kinney - 730 mil
- As 100 Primeiras Palavras, de Roger Priddy - 470 mil
- O Advogado Mafioso, de John Grisham - 420 mil
- Magnolia Story, de Joanna Gaines e Chip Gaines - 380 mil
- Goodnight Moon, de Margaret Wise Brown - 360 mil
- A Lagartinha Muito Comilona, de Eric Carle - 350 mil
- Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin e Eric Carle - 340 mil
Para que exista uma comparação, em 2015, o livro de ficção mais vendido foi Vai e Põe Uma Sentinela de Harper Lee, que vendeu cerca de 1,6 milhões de cópias impressas nos EUA. Em não ficção, Marie Kondo com A Mágica Da Arrumação vendeu cerca de 1,1 milhões de cópias.
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