O evento, que acontece na sede do Brazilian Endowment for the Arts, em Manhattan, é organizado pela Arte Institute desde 2014.
“A continuidade deste evento prende-se com a adesão e interesse do público sobre o poeta português e a sua obra, que é universal e nos toca a todos, independentemente de onde viemos”, explicou à Lusa a diretora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda.
A responsável diz que as primeiras três edições do evento tiveram “um público muito abrangente, de várias nacionalidades e participativo nas iniciativas” e que um dos objetivos é promover a participação de estudantes de português das universidades americanas, como acontece com a parceria com a Universidade de Rutgers, de Nova Jérsia.
O professor da Universidade de Brown Patricio Ferrari, autor de obras como “A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa” e “Objectos de Fernando Pessoa”, fará uma palestra com o título “Fernando Pessoa nos EUA hoje”.
A artista Beatriz Albuquerque, que vive nos EUA desde 2005 e já recebeu vários prémios internacionais, vai apresentar a performance “Shadow Project – You deserve a dollar and a poem!”.
O Arte Institute também está a desenvolver um projeto com as escolas de português de Long Island, em Nova Iorque, sobre Fernando Pessoa que será apresentado no evento “Portugal no Soho”, a 4 de junho.
“Com estas iniciativas, o Arte Institute pretende incentivar as crianças luso-descendentes a amar a língua portuguesa e cultura dos seus pais e avós”, explica Ana Ventura Miranda.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, o evento deve realizar-se também em Berlim, na Alemanha.
Comentários