Este fim de semana realizou-se, em Chicago, o maior colóquio mundial sobre cancro. Vários estudos apresentados mostram que há boas novidades em tratamentos que usam a medicina de precisão, associada à evolução do estudo dos genes.
Uma equipa liderada por cientistas e empresários americanos anunciou o início de um projeto de dez anos que pretende criar genomas humanos sintéticos, uma iniciativa que poderia revolucionar o campo da biotecnologia mas que levanta questões éticas preocupantes.
Tecnologias de Big Data ajudaram a detectar algumas semelhanças num dos autores de palavras cruzadas mais reputados nos Estados Unidos. Como diz um cruciverbalista português ( se não sabe o que é, continue para a linha seguinte), "não façam isso, as coisas descobrem-se... sempre!"
Chama-se "Bible Emoji" e é a mais recente versão daquele que é o livro mais antigo do mundo. Esta "tradução" foi feita por um autor que prefere manter-se no anonimato e utiliza bonecos e abreviaturas para escrever os versículos bíblicos.
Um grupo de investigadores alemães está a desenvolver um sistema nervoso artificial para que os robots possam aprender a "sentir dor". O projecto foi apresentado na semana passada numa conferência de robótica em Estocolmo.
O Facebook anunciou, esta segunda-feira, que fará mudanças para garantir a objetividade política das publicações em destaque, embora a empresa garanta que uma investigação interna revelou não haver qualquer enviesamento na seleção.
O Google prevê lançar no próximo ano o smartphone "modular" anunciado no início de 2015 com o nome de "projeto Ara". "No ano que vem, o Ara estará disponível para os consumidores", informou ontem a empresa, no último dia da sua conferência anual de programadores.
Cientistas identificaram pela primeira vez os genes que permitem que os pássaros produzam pigmentos vermelhos, uma cor que desempenha um papel muito importante na comunicação e na atração sexual das aves, segundo um estudo publicado esta quinta-feira no jornal científico Current Biology.
A ideia é simples: quando um peão é atingido por um dos carros autónomos da Google, o adesivo evita que seja projetado para cima de outros carros, ou para o chão, ou ainda que caia para a frente do carro e este lhe passe por cima.
Cientistas argentinos revelaram na quarta-feira que identificaram restos de uma ave gigante que viveu há 50 milhões de anos na Antártida, e cuja envergadura é a maior já registada.
No Twitter há quem se pergunte se é um animal a sério ou se é uma criatura imaginada pela Pixar. Também há quem diga que parece um disco voador - mas quem já viu um disco voador? É uma espécie de medusa, recém-descoberta, e ainda não tem nome.
O que têm em comum a Uber, a NSA ou o SIRP? A privacidade num século sem privacidade permite que o que "é sussurrado no armário possa ser proclamado dos telhados", como se antecipava no século XIX.
A partir de 1 de Junho, poderá ver grafias diferentes para estes termos. Em Portugal, a (reduzida) discussão sobre a forma de os escrever tem defensores de ambos os lados. E há ainda uma terceira razão: poupar toques no teclado.
Os veículos autónomos "sem motorista" podem estar a circular nas ruas dentro de cinco anos, considerou o presidente da Fiat Chrysler (FCA), Sergio Marchionne, que acaba de assinar um grande contrato com a Alphabet, casa matriz do Google.
Uma aplicação para smartphones permitiu a um grupo de investigadores americanos conhecer mais sobre os hábitos de sono em todo o mundo e apontar o papel desempenhado pelas pressões da sociedade e dos ritmos biológicos.
Desde que começámos a aprender ciência com Darwin, sobretudo, habituámo-nos à imagem familiar da árvore da vida – uma metáfora simples e eficaz para mostrar o tronco comum a partir do qual evoluíram os diferentes grupos de seres vivos, e como se organizam e distinguem. Mas a árvore é apenas uma form
A corrida ao desenvolvimento de aviões mais rápidos começa a ganhar forma. Richard Branson está a apoiar o desenvolvimento de um avião que voará a 2400 quilómetros por hora e que pode estar pronto até finais de 2017.
Os dinossauros lutavam para sobreviver dezenas de milhões de anos antes da sua extinção, atribuída às consequências da queda de um meteorito sobre a Terra - de acordo com um estudo publicado esta segunda-feira.
Pela primeira vez, em 2013 um grupo de cientistas ocidentais passou a fronteira da Coreia do Norte, para estudar um dos vulcões mais desconhecidos do mundo. O grupo foi acompanhado por cientistas norte-coreanos, sendo este um exemplo sem precedentes de cooperação científica entre a Coreia do Norte e
O astrofotógrafo Miguel Claro viu, mais uma vez, o seu trabalho distinguido pela NASA, que escolheu a imagem "Earthsine no perigeu e Planeta Mercúrio sobre a cidade de Lisboa" para fotografia do dia no site da iniciativa APOD.
Um inventor de Hong Kong recebeu esta sexta-feira o grande prémio do 44º Salão Internacional de Invenções graças à sua técnica de endurecimento de superfícies de vidro, que permite evitar que os ecrãs dos telemóveis se risquem ou partam.
Os ratos domésticos que vocalizam repetida e pausadamente, de forma similar à gaguez humana, poderão ajudar os cientistas a entender melhor as causas deste problema de comunicação que ainda tem a sua parte de mistério.
É na cratera de Chicxulub, no Golfo do México, que pode estar uma resposta ao que de facto aconteceu há cerca de 66 milhões de anos, quando a queda de um asteróide, com uma violência de impacto equivalente a mil milhões de bombas atómicas, terá conduzido à extinção dos dinossauros.